Com o início de mais uma edição dos Jogos Pan-Americanos que, assim como os Jogos Olímpicos, acaba dando visibilidade a diversas modalidades esportivas pouco acompanhadas por parte do público, o Ibope Repucom decidiu atualizar o ranking digital das confederações do país. O resultado é um verdadeiro “atropelamento” do futebol em relação a todos os demais esportes.
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) é, disparadamente, a dona do maior número de seguidores. Apenas no último ano, somou mais de 4 milhões de novos usuários, número que, por si só, já é quase quatro vezes maior do que o total de inscritos da segunda colocada, a Confederação Brasileira de Vôlei (CBV).
No total, a CBF possui mais de 23,4 milhões de seguidores entre Facebook, Twitter, Instagram e YouTube, o que a deixa com 21 vezes mais inscritos do que a CBV. A Confederação de Vôlei tem pouco mais de 1,1 milhão de adeptos e é a única que também ultrapassa a casa do milhão nas redes sociais brasileiras combinadas. O Instagram foi o principal motor de crescimento da CBV ao ser responsável por 83% (106 mil) do crescimento total da entidade (128 mil) no último ano.
Foto: Reprodução / Twitter (@CBF_Futebol)
Quem fecha o pódio é um esporte que não faz parte do programa olímpico, o jiu-jítsu, com mais de 828 mil seguidores. O Top 10 é completado com as Confederações de Atletismo, Futsal, Esportes Aquáticos, Judô, Rúgbi, Handebol e Ginástica.
Esportes como a vela, segunda modalidade que mais trouxe medalhas para o Brasil em Jogos Olímpicos, e automobilismo, modalidade em que o Brasil tem tradição e oito títulos na maior categoria, a Fórmula 1, não figuram nem no Top 20 do ranking. Outros esportes cujas confederações possuem pouca força nas redes sociais são tênis de mesa, hipismo, boxe, remo, canoagem, esgrima, surfe e tiro esportivo, por exemplo.
“Um dos principais indicativos do ranking digital de confederações, além de mostrar a constante evolução da base de inscritos, é divulgar as possibilidades de exploração das plataformas digitais e geração de conteúdo para todos os esportes. Enquanto o futebol e o vôlei lideram e possuem também grande cobertura midiática sobre informações e transmissões de jogos, outras modalidades buscam ampliar sua exposição ao explorar as mídias sociais. Um exemplo é a confederação de jiu-jítsu, que está entre as cinco maiores redes sociais entre as confederações no Brasil e outras confederações que se destacam em plataformas distintas como a ginástica e o motociclismo”, declarou José Colagrossi, diretor executivo do Ibope Repucom.
A empresa ainda destacou que uma das principais novidades do levantamento é o crescimento de 21% no volume de inscritos entre todas as contas das confederações de esportes no país. A comparação foi feita com o ranking estipulado em 2018.
Veja abaixo o Top 20 divulgado pelo Ibope Repucom: