A Liga de Fútbol Profesional (LFP), entidade responsável pelo futebol espanhol, comemorará os 85 anos do profissionalismo da modalidade na Espanha, completados na atual temporada (2013/2014), apresentando um torneio amistoso, que inclui desafios mundiais.
Prevista para os três próximos verões europeus, a competição será dividida em três fases (uma para cada verão). A primeira compreende partidas entre os próprios clubes locais. Já a segunda contempla jogos de times internacionais. Por outro lado, a terceira consiste em um duelo entre a equipe espanhola com o melhor desempenho nesses embates e a maior campeã do Campeonato Espanhol nos três anos anteriores.
Do ponto de vista do marketing, o principal objetivo do evento será impulsionar a liga em mercados estrangeiros, além de promover a Marca España, iniciativa do governo que visa alavancar a imagem da Espanha tanto nacional quanto internacionalmente.
Por conta disso, a ideia é que uma parcela das partidas seja disputada em outros países. “Viajaremos para Houston, Nova York, Cidade do México, Monterrey, Guadalajara, Peru, Colômbia, Venezuela, Argentina, China, Indonésia, Mongólia, Malásia e Turquia”, revelou Javier Tebas, presidente da LFP.
O projeto ainda não possui patrocinadores, porém deve contar com investimento público e privado. Os atuais parceiros da LFP são Banco Bilbao Vizcaya Argentaria (BBVA), Mahou, Huawei e Burger King.