De todo o dinheiro que empresas colocam no esporte brasileiro, dois terços vão para o futebol. Essa é a principal conclusão de um estudo sobre investimento no país, realizado pelo Instituto Brasileiro de Marketing Esportivo e publicado pelo jornal “O Estado de S.Paulo”.
Segundo a pesquisa, que considerou dados de 2008, o esporte brasileiro amealhou R$ 328 milhões de investimento de empresas. Desse total, R$ 205,3 milhões foram destinados a patrocínios no futebol.
O estudo ainda dividiu os investimentos no segmento futebol. Nessa seara, os clubes lucraram R$ 82,6 milhões em 2008. A seleção brasileira, que ficou com a segunda maior fatia, angariou R$ 81 milhões.
A segunda modalidade que mais recebeu dinheiro de patrocínios no Brasil foi o vôlei, que angariou R$ 49 milhões em 2008. O basquete ficou com R$ 16 milhões, seguido por futsal e tênis (ambos em torno de R$ 9,6 milhões).
O levantamento ainda apresenta uma projeção de que os resultados dobrem de valor até 2016, ano em que o Rio de Janeiro será sede dos Jogos Olímpicos – dois anos antes, o Brasil também receberá a Copa do Mundo de futebol.