A Gatorade decidiu usar os Jogos Pan-Americanos de 2011, que estão sendo disputados em Guadalajara (México), para mostrar o desenvolvimento tecnológico proporcionado pelo Gatorade Sports Science Institute (GSSI), órgão criado pela empresa para realizar pesquisas sobre atividades físicas. Para isso, a marca realizou no último sábado um teste de rendimento com atletas patrocinados, grupo que inclui o nadador brasileiro César Cielo.
No total, 50 atletas foram avaliados pela Gatorade em Guadalajara. A empresa levou à cidade mexicana uma versão compacta do GSSI Lab, aparato com uma série de recursos ligados à tecnologia voltada ao desempenho.
Cielo, por exemplo, foi submetido a sete testes diferentes. As provas analisaram quesitos como hidratação antes das provas, gasto de energia e velocidade de reação do medalhista olímpico.
A ideia da Gatorade é usar os testes como base para distribuir orientação sobre hidratação. A partir dos dados coletados, a empresa monta esquemas individuais para auxiliar no desempenho dos esportistas que ela patrocina.