A crise financeira que o Glasgow Rangers atravessa terá repercussão na gestão do time escocês. Nesta semana, um tribunal de Edimburgo decidiu que a equipe será colocada sob tutela da empresa norte-americana Duff and Phelps, especializada na reestruturação de empresas.
Em maio, os Rangers haviam sido vendidos ao empresário Craig White. Um dos principais motivos de o controle ter passado às mãos dele é a péssima situação financeira do clube.
Os escoceses operam atualmente com uma perda anual em torno de dez milhões de libras. Além disso, enfrentam uma questão judicial por uso de um fundo de benefícios como forma de pagamento a atletas e funcionários.
Segundo decisão judicial, o esquema usado pelo Glasgow Rangers burlou os impostos do país. Portanto, o clube precisa desembolsar cerca de 50 milhões de libras de indenização, valor que a atual diretoria não tem como levantar.
Os Rangers também foram punidos com a perda de dez pontos no Campeonato Escocês. A equipe agora tem 14 de desvantagem para o Celtic, que lidera o certame.