Máquina do Esporte
Facebook Máquina do EsporteTwitter Máquina do EsporteYoutube Máquina do EsporteLinkedin Máquina do Esporte

Globo "ataca" Palmeiras ao levar Copa do Brasil ao Premiere

Estratégia da emissora ainda envolve ganhar mais dinheiro, o Procon e até o DAZN

Erich Beting - São Paulo (SP) Publicado em 13/05/2019, às 07h13 - Atualizado às 10h13

Imagem Globo "ataca" Palmeiras ao levar Copa do Brasil ao Premiere

A indefinição do acerto entre Palmeiras e Globo pelos direitos do Campeonato Brasileiro para TV aberta e pay-per-view ganhou um novo ingrediente no último sábado (11), quando a emissora divulgou que levará para o Premiere, o serviço de PPV, a transmissão dos jogos decisivos da Copa do Brasil.

Um comunicado feito pela Globo confirmou que, das oitavas de final em diante, a Copa do Brasil também estará disponível para os assinantes do Premiere. Por trás dessa decisão, estão diferentes forças de atuação, que envolvem a própria Copa do Brasil, a negociação com o Palmeiras pelo Brasileirão e até mesmo a entrada de novas empresas no mercado, como a plataforma de streaming DAZN.

Foto: Reprodução

O motivo mais direto da opção por inserir a Copa do Brasil no PPV é a negociação em curso com o Palmeiras pelo Brasileirão. Pela primeira vez em décadas, apenas o Grupo Globo transmite a competição. Então, é ele que determina quais jogos são transmitidos em quais plataformas (Globo, SporTV ou PPV). Assim, nas oitavas de final, segundo apurou a reportagem, os dois jogos do Palmeiras devem ficar restritos ao PPV na praça em que os jogos acontecem. Com isso, o palmeirense, que vem armando boicote ao Premiere por conta da ausência do time no Brasileiro, pode desistir de cancelar o canal. 

Um exemplo disso já acontecerá na próxima quinta-feira (16). O jogo entre Athletico-PR e Fortaleza será exclusivo do Premiere. O clube paranaense também não tem contrato de PPV. A primeira partida entre Palmeiras e Sampaio Corrêa será no dia 22.

Outra razão para a escolha também tem relação com essa negociação. Ao inserir mais produtos no Premiere, a Globo pode reduzir um questionamento do Procon, de que foi reduzida a oferta de jogos do Brasileiro exibidos na plataforma, mas não se alterou o valor cobrado ao consumidor. Com a inserção de novos jogos, isso muda. Até agora, há relatos pela internet de que alguns torcedores conseguiram desconto no pacote do Premiere ao ligarem para as operadoras para cancelar o serviço.

Em terceiro lugar, a mudança pode gerar mais dinheiro para a própria Globo. A entrada da Copa do Brasil no Premiere impulsionaria novos compradores. O jogo entre Atlético-MG e Santos nesta quarta-feira (15), por exemplo, será exclusivo da plataforma em Minas Gerais. A ideia é estimular a compra da partida avulsa na região.

Por fim, o próprio incremento do Premiere é uma resposta ao avanço do DAZN no Brasil. Na semana passada, o grupo internacional anunciou o lançamento de sua plataforma ao custo mensal de R$ 37,90. O serviço do Premiere direto ao consumidor é de R$ 79,90 e contemplava, até então, apenas o Brasileirão das Séries A e B e alguns estaduais. A Copa do Brasil pode iniciar uma nova era no sistema.