A volta do basquete para a televisão aberta brasileira pode acontecer antes do que se espera. A quarta edição do Novo Basquete Brasil (NBB) já teve a fórmula de disputa do torneio alterada para conseguir exibição em rede nacional na final, mas é a terceira, atualmente nas oitavas de final, que pode ganhar espaço na televisão no fim de maio.
A Globo estuda a possibilidade de transmitir a final do campeonato nacional já nesta temporada. Para que isso aconteça, há duas necessidades. A primeira é que haja espaço na programação do canal, e a segunda é que a final, disputada em série de cinco jogos, esteja empatada em 2 a 2. Desse modo, haveria decisão em jogo único.
O atual calendário do NBB, que não será alterado para contemplar a transmissão, prevê essa partida no dia 28 de maio, um sábado. A final seria o segundo jogo de basquete veiculado em rede aberta neste ano, após 14 anos de afastamento. O último confronto transmitido em TV aberta foi realizado em 1997, entre Franca e Polti/COC.
O torneio de basquete, contudo, terá de superar a audiência obtida com o Jogo das Estrelas, em 29 de janeiro deste ano. Na ocasião, a Globo, habituada a ocupar a liderança independentemente da faixa de horário, obteve média de 6,1 pontos no Ibope. Com desenho animado, o SBT bateu o evento de basquete e ficou em primeiro lugar.