Programada para começar em dezembro, a Superliga se prepara iniciar a temporada 2011/2012. Parte desse aquecimento aconteceu nesta semana, quando os representantes dos times da próxima edição se encontraram com membros da Rede Globo, que detém o direito de transmissão do torneio. O objetivo do evento era um treinamento de mídia para os interessados.
A iniciativa da Globo nasceu com a Liga Nacional de Basquete (LNB), com os representantes do Novo Basquete Brasil (NBB), torneio que a emissora também faz transmissão. A ideia se expandiu para a Superliga de vôlei e consiste em uma conversa informal com representantes das equipes.
Cada um dos participantes da Superliga leva os seus representantes que mais interessarem para o evento, seja parte da diretoria, dos gestores ou da assessoria de imprensa. A conversa é em tom de conselho, com dicas de posicionamento das c”meras, por exemplo, além de sugestões envolvendo a relação com a mídia.
Segundo o gerente de produtos da Rede Globo, Thiago Meirelles, o objetivo é a busca por um produto melhor para os dois lados. “A Globo é um veículo de mídia, há isenção no que é exibido. Mas como em qualquer programa, o esporte conta uma história que aconteceu, e nós ajudamos essa história ser mais bem contada”, afirmou.
O executivo faz questão de ressaltar a existência de uma parceria envolvendo as duas partes. A Globo entra não só como a emissora do evento, mas como uma das responsáveis por torná-lo mais atraente. Portanto, apesar do último encontro ter sido maior, “as conversas acontecem o tempo todo”.