O Grupo Globo conseguiu os direitos de transmissão das partidas da seleção brasileira em amistosos e em duelos das Eliminatórias da Copa do Mundo. A empresa anunciou o acordo com a CBF nesta sexta-feira (27), em contrato que abrangerá o período de novembro de 2017 a dezembro de 2022.
Com o novo acordo, a empresa terá os direitos exclusivos da seleção na televisão aberta, com a própria Globo, na televisão fechada, com o Sportv, e no pay per view. Com o fechamento do contrato, a emissora já garante os dois próximos amistosos do time nacional, que serão disputados contra o Japão e contra a Inglaterra, ainda neste ano.
No fim de setembro, a CBF já havia anunciado que a Globo havia vencido a concorrência para os meios digitais. Na negociação, promovida com a agência Synergy Football AG, ninguém chegou a fechar os direitos de televisão.
Na época, a entidade não chegou a receber propostas. Segundo informações dos bastidores, o principal entrave foi o preço exigido pela CBF. O chamado ‘pacote A’, que envolvia os direitos para televisão, foram negociados a US$ 3,5 milhões por partida, cerca de R$ 10 milhões. Como o acordo abrange 37 datas da seleção brasileira, o valor final se aproximava dos R$ 400 milhões.
Sem proposta, a CBF passou a negociar direto com a Globo, sem a agência parceira. Dessa vez, os valores envolvidos não foram divulgados publicamente.
Para o ‘pacote B’, que envolveu a transmissão por streaming, a venda da CBF foi de US$ 500 mil por partida. Ambas as negociações envolvem nove jogos do Brasil como mandante nas Eliminatórias e mais 28 amistosos.
Ao longo deste ano, a CBF esteve sem contrato para os amistosos da seleção. Para resolver o problema, apostou em transmissão em emissoras públicas, além do streaming em suas redes sociais e de dois parceiros comerciais, o Itaú e a Vivo.
Com o novo contrato, a Globo mantém a longa relação com a seleção brasileira. O principal produto, claro, ainda é a Copa do Mundo da Fifa. Em 2012, a emissora assinou um novo contrato com a entidade e garantiu a exibição do torneio até 2022, quando o Mundial será disputado no Qatar.
Há 15 dias, a emissora até divulgou quem serão os parceiros comerciais durante a Copa do Mundo do Rússia, em 2018. Itaú, Brahma, BRF, Coca-Cola, Johnson & Johnson e Vivo estarão com a emissora no próximo ano.