Máquina do Esporte
Facebook Máquina do EsporteTwitter Máquina do EsporteYoutube Máquina do EsporteLinkedin Máquina do Esporte

Globo reduz jogos ao vivo do Paulistão às quartas-feiras

Emissora segue plano de ter menos datas de Estaduais na TV aberta e 'ignora' duas rodadas

Erich Beting - São Paulo (SP) Publicado em 27/12/2019, às 07h11 - Atualizado às 10h11

Imagem Globo reduz jogos ao vivo do Paulistão às quartas-feiras

Campeonato estadual que mais custa aos cofres da emissora, o Paulistão terá menos exposição na TV aberta em 2020, seguindo projeto da Globo de reduzir o número de jogos disponíveis gratuitamente nos Estaduais e priorizando a distribuição na TV paga e, especialmente, no pay-per-view.

LEIA MAIS: Análise: Estaduais podem ser embrião para criação de uma liga

A Federação Paulista de Futebol (FPF) divulgou na manhã de quinta-feira (26) a tabela com a transmissão dos jogos da primeira fase do Paulistão. Em 12 rodadas, apenas a última terá transmissão de uma partida em TV aberta numa quarta-feira. Ao todo, duas rodadas não serão exibidas gratuitamente, ficando restritas ao SporTV e ao Premiere, serviço de assinatura de trasnmissão de jogos. Entre elas está a de abertura da competição, nos dias 22 e 23 de janeiro (quarta e quinta-feira).

Paulistão terá menor exposição na TV aberta nos meios de semana (Foto: Divulgação / FPF)

A redução de exposição de jogos na TV aberta tem como objetivo aumentar a audiência média da transmissão do Estadual. Nos últimos anos, a Globo tem tido índices ruins no Ibope quando transmite as primeiras rodadas dos torneios locais. Isso fez a emissora abrir mão da transmissão de alguns torneios, como o Campeonato Paranaense, que em 2020 será exibido exclusivamente pelo DAZN.

Outra mudança feita pela emissora foi dar mais força ao SporTV nas transmissões. Em vez de a maioria dos jogos ser exibida no PPV, é o canal por assinatura quem mostrará grande parte das partidas da primeira fase da competição. A cada rodada, pelo menos quatro dos oito duelos estarão no canal pago. Na maioria das vezes, serão cinco partidas ao vivo no SporTV.

Esses jogos, porém, não serão os que possuem maior apelo de audiência. Esses ficarão restritas ao pay-per-view. É no serviço de assinatura que estarão concentrados os quatro times de maior torcida. Os jogos de PPV programados na primeira fase reúnem sempre pelo menos um dos quatro "grandes" do estado.

Os clássicos também estarão na plataforma. Apenas dois confrontos entre os times mais populares não serão exclusivos do PPV: os clássicos Palmeiras x São Paulo e Corinthians x Palmeiras, que terão também transmissão ao vivo pela Globo.

Diferentemente do Brasileirão, em que os clubes são sócios da Globo na divisão da receita do PPV, no Paulistão a emissora fica com o lucro do negócio junto com as operadoras de TV paga.

Ao colocar os times de maior torcida dentro do PPV, a Globo também consegue reter o consumidor da Série A do Brasileirão. No Rio de Janeiro, ainda sem acordo com o Flamengo, a emissora vê o risco de o PPV "esvaziar" no primeiro trimestre.