Se em campo a seleção brasileira viveu dias conturbados até a chegada do técnico Tite, na audiência ela jamais esteve em baixa. Durante o ano, suas partidas tiveram bons resultados para a Globo. Mas nada como foi visto na última terça-feira.
A partida entre Brasil e Colômbia foi a primeira no horário nobre do futebol, às 21h45, com Tite no comando do time. E foi também a partida seguinte à surpreendente goleada sobre o Equador, na última quinta-feira. E, novamente, o que estava em jogo era a classificação para a Copa do Mundo de 2018.
Com todos esses fatores, a partida chegou a 35 pontos de média, com 53% de participação nas televisões ligadas, tanto no Rio de Janeiro quanto em São Paulo. Não foi só a maior audiência do ano do futebol quanto foi a maior de toda a Eliminatória para a Copa do Mundo.
Na verdade, houve apenas uma exceção, mas durante os Jogos Olímpicos. O duelo entre Alemanha e Brasil, pela final do torneio de futebol do Rio 2016, fez com que a Globo batesse 38 pontos de média em São Paulo.
Em comparação, no dia seguinte, voltou à Globo o Campeonato Brasileiro. E o resultado do torneio foi bastante positivo para a emissora carioca, mas ainda assim, ficou longe do feito realizado pela seleção brasileira.
Na quarta-feira, Palmeiras x São Paulo ficou com 27 pontos de média, com share de 42%, em São Paulo. No Rio de Janeiro, a partida exibida foi entre Ponte Preta e Flamengo, que conseguiu 28 pontos de média com participação de 45%.
Cada ponto no Ibope equivale a 69.417 domicílios sintonizados em São Paulo e 43.346 no Rio de Janeiro, ambos apenas nas regiões metropolitanas, referências para o mercado publicitário.