A General Motors (GM) iniciou, na última segunda-feira (25), a construção de fábrica de motores e componentes na cidade de Joinville, em Santa Catarina. O investimento, estimado em R$ 350 milhões, também deve contemplar patrocínio à equipe local de futebol.
O Joinville Esporte Clube (JEC), promovido à Série C do Campeonato Brasileiro na última temporada, fará apresentação para a montadora de veículos nas próximas semanas para convencê-los a investir. Por enquanto, há apenas interesse mútuo no negócio.
“A postura deles foi bem receptiva, então agora, junto com a diretoria do JEC, vamos apresentar nosso projeto”, conta Luis Silva, sócio da VO2 Marketing, agência de marketing esportivo contratada pelo clube catarinense para gerir o departamento de marketing.
O patrocínio a equipes esportivas da região na qual constrói fábricas é uma estratégia recorrente na GM. Por ter instalações em Gravataí, no Rio Grande do Sul, a companhia faz aportes regulares ao Cer”mica Atlético Clube, que disputa a segunda divisão gaúcha.
No início da década de 2000, quando chegou ao Sul do país, a GM também optou por patrocinar a dupla de rivais Grêmio e Internacional. Atualmente, a empresa desistiu de patrocinar clubes de grande porte e prefere manter negócios específicos, como poderá ser em Joinville.