Máquina do Esporte
Facebook Máquina do EsporteTwitter Máquina do EsporteYoutube Máquina do EsporteLinkedin Máquina do Esporte

Golfe e softbol planejam candidatura olímpica conjunta

Redação Publicado em 29/03/2012, às 19h21

A busca por uma vaga no programa esportivo dos Jogos Olímpicos de 2020, cuja sede ainda não foi definida, pode unir as associações mundiais de beisebol e softbol. As duas entidades têm negociação em andamento para uma proposta conjunta ao Comitê Olímpico Internacional (COI).

Beisebol e softbol fizeram parte do programa olímpico até 2008, em Pequim. A decisão de retirar as duas modalidades, contudo, foi tomada três anos antes.

Os dois esportes tentaram candidaturas individuais para os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, mas as vagas para novas modalidades foram preenchidas por rúgbi e golfe.

As entidades que comandam as duas modalidades terão reunião no dia 11 de abril para falar sobre o projeto. A pauta incluirá um formato para a candidatura conjunta e um caminho para que as estrelas da liga profissional de beisebol dos Estados Unidos (MLB) não sejam alijadas dos Jogos.

“Nós estamos trabalhando nos últimos detalhes”, disse Riccardo Fraccari, presidente da federação internacional de beisebol (IBAF), em entrevista à agência “Associated Press”.

As modalidades farão uma apresentação ao COI no dia 19 de abril deste ano, na Suíça. A decisão sobre as novas modalidades no programa olímpico será tomada apenas em setembro de 2013.