A GoPro iniciou os procedimentos para abrir capital na bolsa de valores. Na última segunda-feira (19), a fabricante de câmeras digitais especializada na filmagem de esportes radicais anunciou que fará um IPO (oferta pública inicial, na sigla em inglês), quando as ações de determinada empresa são vendidas pela primeira vez para investidores em geral.
O objetivo da GoPro é angariar US$ 100 milhões (aproximadamente R$ 221,5 milhões) com o IPO. A solicitação foi enviada a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC, também em inglês).
A empresa norte-americana, que teve o auxílio dos bancos Barclays, Citigroup e JP Morgan neste processo de entrada na bolsa, apresentou significativo crescimento de sua receita em 2013. O aumento foi de 87% em relação ao ano anterior, atingindo a marca de US$ 985,7 milhões.
Fundada pelo ex-surfista e empresário Nicholas Woodman, dono de fortuna superior a US$ 1 bilhão, a marca de câmeras digitais é muito utilizada por praticantes de modalidades como surfe, paraquedismo, automobilismo e montanhismo e MotoCross. O objetivo dos usuários é captar suas principais manobras.
Embora poucos saibam, a GoPro está também no futebol brasileiro, uma vez que é parceira do Corinthians. O clube paulista usa a câmera para produzir vídeos de treinamentos e bastidores dos atletas. Posteriormente, os filmes são divulgados no canal oficial da equipe do Parque São Jorge no YouTube.