Clubes espanhóis terão dois meses para resolver a questão
Redação - São Paulo (SP) Publicado em 28/08/2020, às 16h06
Granada é patrocinado pela Winamax (Foto: Divulgação)
Os clubes da LaLiga poderão passar por apertos com uma nova regulamentação em patrocínios por empresas de apostas. O Ministro do Consumo do governo espanhol, Alberto Garzón, afirmou que as equipes não poderão ter esse tipo de patrocínio em suas camisas.
Apesar de ser esperado que o decreto fosse implementado ao longo dos próximos anos, o ministro deu aos clubes menos de dois meses para resolver.
De acordo com o LaLiga, os clubes profissionais podem perder até 80 milhões de euros (US$ 94,5 milhões) por alterarem seus acordos com as casas de apostas. Embora eles sejam capazes de manter algum tipo de relacionamento, os contratos podem valer apenas 30% de seu valor atual.
O ministro mostrou sua incompreensão pelos clubes que estão ignorando isto e renovaram seu patrocínio com este tipo de publicidade. "Há clubes que estão renovando por dois e três anos com casas de apostas, é imprudente, eles estão cometendo um erro crucial e terão que corrigi-lo porque a lei é a lei", afirmou o ministro à emissora La Sexta.
A lei será aprovada e entrará em vigor em outubro próximo e, portanto, afetará totalmente a nova temporada que está prestes a começar no futebol espanhol. "Peço aos times de futebol que entendam isto e que antecipem os eventos. Não insistam mais porque isto é inevitável: os patrocínios nas camisas serão proibidos".
O Betis assinou recentemente um contrato de um ano com a Betway, enquanto o Granada fechou um contrato de dois anos com a Winamax no início deste mês. Além disso, Valencia, Sevilla, Levante, Leganés, Alavés e Mallorca têm marcas de apostas como patrocinadores de camisas.