Pular para o conteúdo

Grêmio e Meltex abrem 1ª loja na próxima terça-feira

Lojas antigas serão inseridas no novo sistema, gerido pela Meltex Depois de ter escolhido a Meltex como gestora de varejo em outubro do ano passado,…

Lojas antigas serão inseridas no novo sistema, gerido pela Meltex

Lojas antigas serão inseridas no novo sistema, gerido pela Meltex

Depois de ter escolhido a Meltex como gestora de varejo em outubro do ano passado, o Grêmio irá lançar a primeira loja em parceria com a empresa na próxima terça-feira, em evento a ser feito em Porto Alegre. O ponto comercial também será a filial da companhia no Rio Grande do Sul, responsável por estruturar e gerir a rede de franquias.

A meta para os cinco anos de contrato é ambiciosa: abrir 70 unidades e dobrar a receita obtida pelo time com licenciamento de marca. “Hoje, os clubes de modo geral sobrevivem com bilheteria, patrocínios e televisão”, analisa Gaston Krause, diretor de franquias da empresa. “O próximo estágio é fazer o processo de franquias”.

O sistema funciona da seguinte forma: um empresário disposto a investir entre R$ 35 mil e R$ 60 mil adquire o direito de administrar um estabelecimento gremista, de acordo com regras pré-estabelecidas pela gestora, como, por exemplo, sobre a identidade visual do lugar. A partir daí, ele passa a comercializar produtos licenciados do clube.

A Meltex também irá atuar na produção de peças de vestuário, desde que não faça itens voltados para performance, um direito que segue reservado à fornecedora de materiais esportivos oficial da equipe, a Topper. Mas a parceira não tem exclusividade nessa área, isto é, todos o licenciados poderão levar seus artigos para as franquias.

E existem algumas opções de lojas. Quanto ao formato, haverá unidades personalizadas para atuar em pontos nas ruas, em quiosques e em shoppings. Em relação a modelo, há dois: Grêmio Mania Express e Grêmio Mania Center. O primeiro apenas vende, e o segundo serve como ponto de encontro e associação para a torcida.

Todo esse processo, por outro lado, pode deixar alguns gaúchos insatisfeitos. O clube tricolor possui 27 lojas abertas atualmente, e todas elas terão de entrar no sistema da Meltex. Caso não queiram, terão de deixar de usar a marca da equipe ao fim do contrato. A expectativa, no entanto, é que todos sejam seduzidos pela nova rede.

Leia mais:

Meltex inaugura primeira loja do Grêmio e começa a estruturar rede