Em parceria com a Topper, fornecedora oficial de materiais esportivos, o Grêmio pretende lançar em julho o que será um “marco”, nas palavras de Paulo César Verardi, diretor de marketing do clube gaúcho. O time irá lançar linha casual, isto é, peças confeccionadas para que sejam utilizadas no dia a dia por torcedores da equipe.
“Pela qualidade, pelo conteúdo, pela inovação, tenho certeza de que será uma linha diferenciada”, aponta o dirigente. Com o lançamento, o Grêmio entrará na lista de clubes de futebol que apostam nessa espécie de vestuário para ampliar a venda de produtos licenciados. Internacional, Flamengo e Cruzeiro são outros exemplos.
A meta do Grêmio é fazer com que a nova linha atinja cerca de 25% do faturamento com licenciados, área na qual predominam as camisas oficiais, usadas pelos atletas nas partidas. “O material de jogo continuará sendo o carro-chefe, mas com o hábito do gaúcho de usar produtos do time, que é inigualável, a casual dará certo”, diz Verardi.
No Internacional, que lançou linha similar em setembro de 2010, a diversificação dessas peças ajudou para que as receitas obtidas com a venda de produtos oficiais fosse dominada pelo vestuário. Atualmente, 75% das vendas de licenciados no clube colorado são oriundas da confecção de roupas, segundo Rafael Saling, gerente de marketing.
Bem como no caso do Grêmio, cuja responsabilidade pela produção da linha casual é da Topper, nos outros clubes é a Vulcabras/Azaleia, dona das marcas Olympikus e Reebok, que comandou o desenvolvimento das peças para o dia a dia. A empresa é fornecedora oficial de materiais esportivos de Internacional, Flamengo e Cruzeiro.