Mundialmente conhecida por conta da ligação estreita que tem com a promoção da Liga dos Campeões da Europa, a cervejaria Heineken usou a decisão entre Bayern de Munique e Borussia Dortmund para reforçar a relação com a principal competição entre clubes do mundo.
A cervejaria holandesa levou 1200 convidados de 170 países para o jogo decisivo no estádio de Wembley, sendo uma das empresas que mais pessoas levou para a final. O programa incluiu diferentes ações ao longo do fim de semana, começando na sexta-feira e encerrando com uma festa no camarote da empresa dentro do estádio inglês, realizada após a partida.
A ativação do patrocínio à Liga tem como objetivo ativar a relação da empresa com diferentes mercados. Na Europa, Inglaterra, Espanha e Itália são os principais países para as ações da marca, que por conta disso investiu maciçamente na ativação da marca em Londres.
A cidade inglesa, aliás, tem tido especial atenção da cervejaria nos últimos anos. Em 2011, Wembley também recebeu a decisão da Liga dos Campeões. No ano seguinte, a cidade foi palco dos Jogos Olímpicos e, agora, recebe novamente a decisão do torneio continental. Além disso, no ano passado teve o lançamento do filme 007, patrocinado pela marca.
O investimento maciço em ativação do patrocínio faz parte dos princípios da marca.
“Não tem sentido você fazer o patrocínio se não colocar mais dinheiro para ativá-lo. Se não for comunicar esse patrocínio, não tem sentido”, afirmou Hans Erik, diretor de marketing da Heineken, quando esteve no Brasil para promover o tour da taça, no Rio de Janeiro. Ele foi quem coordenou todo o projeto relacionado à Liga dos Campeões neste ano.
O Brasil, aliás, foi um dos países que chamou a atenção da marca neste ano. No ano passado, a operação brasileira da Heineken foi a que apresentou o maior crescimento entre todos os países do mundo. Para Londres, a Heineken do Brasil levou os principais clientes da marca.
*O repórter viaja a convite da Heineken