Pular para o conteúdo

Hipismo se consolida como social, diz organizador

Alemão Marcus Ehning ganhou 427 mil euros em prêmios A quarta edição do Athina Onassis International Horse Show, torneio de hipismo disputado no Rio de…

Alemão Marcus Ehning ganhou 427 mil euros em prêmios

Alemão Marcus Ehning ganhou 427 mil euros em prêmios

A quarta edição do Athina Onassis International Horse Show, torneio de hipismo disputado no Rio de Janeiro no último fim de semana, chegou ao fim e satisfez organizadores. A chegada de novos patrocinadores – como Petrobras, Oi e Kia – é avaliada como consolidação do evento como plataforma de entretenimento, noticiada não somente por veículos esportivos, mas também pelas colunas sociais.

Agora, a missão é coletar dados e verificar o retorno de mídia obtido durante a competição. Essa etapa deve durar 30 dias e irá “objetivar renovações”, de acordo com André Beck, da agência Atto Sports, organizador do Athina Onassis. “Ainda é cedo para pensar se algo irá mudar do ponto de vista de patrocinadores ou ativação”, explica. “Precisamos de tempo para avaliar as mudanças necessárias”.

A não restrição ao esporte, seguida pela presença em diferentes editorias de veículos de comunicação, cria diferencial para a negociação de novos aportes. Desde a idealização do projeto, não se esperava criar um evento hípico, mas algo planejado para atingir quatro vertentes: torneio esportivo de alto padrão, música, moda e gastronomia.

Ao buscar esse objetivo, o objetivo primário, segundo Beck, é tornar a modalidade conhecida entre o público e proporcionar ao brasileiro a possibilidade de acompanhar conteúdo que só está disponível na Europa. “Nossa meta não é ter lucro”, acrescenta o organizador. “Se der, é bom porque incrementa o ano seguinte, mas o que queremos é pagar todas as pessoas envolvidas”.

Para a próxima edição, entre 2 e 4 de setembro de 2011, a sede deverá ser o Rio novamente e a novidade será a inclusão de processo seletivo para filtrar os participantes. A etapa deste ano teve como vencedor o alemão Marcus Ehning e também registrou fraco desempenho dos competidores brasileiros.

Ao todo, foram gastos R$ 14 milhões em investimentos para a realização, totalmente recuperados em arredacação, segundo Beck. “O mais importante é tornar o evento em acontecimento social, objeto de desejo, fazê-lo parte das colunas sociais para atrair artistas e empresários”.

O torneio também foi encarado como aquecimento para a Copa do Mundo de 2014 e para os Jogos Olímpicos de 2016. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro (Abih-RJ), a ocupação dos hotéis do Estado foi de 75% – The Claridge (100%), Ipanema Plaza (98%), Fasano (97%), InterContinental Rio (89%) e Leblon Inn (88%).

Veja a lista completa de patrocinadores:

Com mais investimentos, Athina amplia premiação