A história será o principal mote das ações que o Corinthians quer promover para celebrar seu centenário de fundação, no dia 1º de setembro de 2010. O clube alvinegro pretende usar jogadores e fatos que marcaram sua trajetória não apenas como motes, mas como personagens dos eventos comemorativos. Essa lógica vale para todos os setores. Em modalidades como basquete e natação, por exemplo, a diretoria alvinegra vai priorizar eventos que mostrem ao público atual um pouco do que o clube fez no passado. ?Isso vai ter um peso enorme. Até por ser um momento histórico, achamos importante valorizar a história. Temos de reunir jogadores, contar o que aconteceu com o clube e mostrar aos mais novos o que existe?, confirmou Duílio Monteiro Alves, diretor cultural do Corinthians e representante de uma comissão que a diretoria criou para planejar o centenário. Atualmente, essa comissão faz um planejamento financeiro sobre as ações. A despeito de o projeto centenário ter sido lançado na última terça-feira, o Corinthians ainda não tem uma verba definida para a festa. Sobretudo porque o calendário de ações foi projetado para ser aberto até o ano que vem. ?Mas estamos tentando incluir a história do clube em tudo. No cruzeiro que faremos em fevereiro, por exemplo, queremos colocar as pessoas em contato com jogadores. Como sabemos que é difícil levar alguém do elenco atual, que já vai ter começado a temporada, devemos ter algumas figuras emblemáticas por lá?, completou Monteiro Alves.