Desde 2015, os executivos de marketing ligados aos principais times do futebol brasileiro mantêm um grupo informal. A comunicação entre os profissionais tem como principal objetivo trocar informações sobre o mercado. Mas, no próximo fim de semana, haverá um passo além: uma ação em homenagem à Chapecoense.
Essa é a primeira vez que o grupo programa uma ação em conjunto. A ideia foi dividir um trecho do hino da Chapecoense entre os outros 19 times da Série A. Cada equipe carregará parte da letra da música no uniforme. Depois, as camisas serão leiloadas e o valor será repassado ao time catarinense.
A parte escolhida foi a seguinte: “Ó glorioso verde que se expande. Entre os estados, tu és sempre um esplendor. Nas alegrias e nas horas mais difíceis. Meu furacão, tu és sempre um vencedor”. Ela será distribuída por ordem alfabética. Por esse critério, o Vitória ficará por último entre as agremiações. Por isso, carregará apenas a hashtag “#ForçaChape”, usada em vários movimentos de solidariedade às vítimas do acidente.
O idealizador do grupo é Bernardo Pontes que, em 2015, era gerente de marketing do Vasco. Hoje, o executivo é gerente comercial da Arena Corinthians. Para ele, apesar do contexto pouco favorável desta semana, após a tragédia na Colômbia, a ação mostra a capacidade de os clubes trabalharem em conjunto.
“Nós acreditamos que o grupo tem um enorme potencial no futuro. Queremos fazer encontros trimestrais, com muita troca de informações. E mais ações com os times unidos”, declarou o executivo à Máquina do Esporte.
Atualmente, a troca de informação já funciona como motor do grupo. Basicamente, os executivos se consultam sobrem fornecedores e sobre empresas entrantes no mercado interessadas em patrocínios e em parcerias diversas.
Bernardo Pontes tem até a receita para que a ideia funcione cada vez mais. “A premissa do grupo é que ele seja dos clubes. Se há uma troca de executivos, ela também é feita no grupo. E são só os profissionais contratados. Não pode haver política dos times envolvida”, declarou o gerente da Arena Corinthians.
Entre os dirigentes, o acidente com a Chapecoense já havia provocado um ato de união. Com a tragédia, os times lançaram nota para oferecer jogadores e apoio político.