Máquina do Esporte
Facebook Máquina do EsporteTwitter Máquina do EsporteYoutube Máquina do EsporteLinkedin Máquina do Esporte

Ibope justifica escolha de Corinthians e Flamengo pela TV

Quando têm seus jogos transmitidos, clubes elevam a média de audiência do Brasileirão

Erich Beting - São Paulo (SP) Publicado em 21/10/2014, às 11h42

Imagem Ibope justifica escolha de Corinthians e Flamengo pela TV

Corinthians e Flamengo são os clubes que recebem o maior valor pela cessão dos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro. Os dois são, também, os que aparecem com mais frequência na tela da TV durante as transmissões.

Mas essa preferência dada aos dois times com maior torcida do país não é por acaso. Ambos têm sido responsáveis, tanto em São Paulo quanto no Rio de Janeiro, por elevar o índice de audiência da televisão durante a transmissão do Brasileirão.

Leia mais:
Futebol brasileiro já paga o preço de ter abandonado o coletivo

Em 29 rodadas disputadas até agora na competição, as transmissões da Globo e da Band marcaram, em São Paulo, uma média de 21,6 pontos na medição do Ibope. No Rio de Janeiro, o índice é um pouco mais baixo: 19,8 pontos.

Mas, se optasse por mostrar apenas Corinthians e Flamengo, a TV teria um desempenho melhor nas transmissões.

Em São Paulo, o alvinegro foi responsável por 16 dos 29 jogos transmitidos. A média obtida nessas partidas foi de 22,4 pontos (aumento de 0,8 ponto em relação à média geral).

No Rio, o Flamengo é ainda mais importante para a TV. Foram 14 jogos exibidos até agora. A média flamenguista é de 22,5 pontos, o que significa 2,7 pontos a mais do que a média de todo o Brasileirão.

Com esses números, os dois clubes mais populares do país vão ficando cada vez mais como detentores da preferência da TV.

Cada ponto no Ibope equivale a 193.282 pessoas em São Paulo, enquanto no Rio de Janeiro um ponto é equivalente a 109.982 pessoas.