O instituto de pesquisa Ibope Repucom mensurou o quanto que o surfista Gabriel Medina ganhou de popularidade após a conquista do título mundial da categoria, no fim de 2014. Os dados foram obtidos por meio da ferramenta Celebrity DBI, que calcula uma pontuação com base em uma pesquisa envolvendo uma amostragem de seis mil pessoas.
No quesito reconhecimento desse público, Gabriel Medina pulou de 35,31 pontos em 2014 para 85,26 em fevereiro deste ano. Isso não significa uma porcentagem de pessoas que o reconhecem, mas a medição vai de zero a cem. Medina passou então de pouco conhecido para uma nota alta no ranking. Em comparação, o altamente popular Neymar marcou a pontuação de 98,24 em um levantamento feito pela Ibope Repucom em 2014.
Segundo o levantamento da Ibope Repucom, não foi só o reconhecimento de Medina que subiu; o atleta brasileiro passou a ser mais influente também. Nesse caso, o aumento da pontuação foi mais discreto, de 65,27 para 79,75.
No fim de 2014, Medina esteve em evidência porque o título conquistado no Havaí teve alta repercussão no Brasil. O atleta foi, por exemplo, destacado no Jornal Nacional da Globo. Além disso, seu rosto foi mais utilizado por empresas que o patrocinam. Esse é o caso da Samsung, que tem usado o brasileiro para divulgar a linha de celular Galaxy A.