Após quase dois anos, finalmente foi acertada a venda da gigante de marketing esportivo IMG. Nesta quinta-feira, a empresa de investimentos Forstmann Little anunciou que vendeu a agência por US$ 2,3 bilhões (cerca de R$ 5,4 bilhões) para a agência de entretenimento William Morris Endeavor e o fundo de capitais Silver Lake Partners.
O valor, cerca de 13 vezes maior do que o faturamento bruto anual da IMG, é um pouco menos do que a Forstmann Little esperava receber (a empresa queria US$ 2,5 bi), mas representa 30% a mais do que o valor que o mercado considerava ideal pela empresa.
O desafio dos novos donos da IMG será fazer o lucro da empresa aumentar. Com margem baixa, a agência já tem os principais clientes do mercado do entretenimento nos Estados Unidos. O maior crescimento nos últimos anos havia sido na aposta feita sobre o esporte universitário americano.
Hoje, a agência tem no braço IMG College a representação de 90 universidades, que representam um faturamento de US$ 375 milhões e lucro de US$ 75 mi, segundo o balanço da empresa. A import”ncia do esporte universitário é tamanha que ele representa cerca de 40% de todo o lucro anual da IMG.