A despeito de um grupo de atletas e do ministro do Esporte terem defendido um boicote da Índia aos Jogos Olímpicos de 2012, que serão realizados em Londres, o protesto não vai acontecer. A possibilidade foi rechaçada oficialmente pelo comitê olímpico indiano.
A discussão sobre o boicote começou em função de uma associação dos Jogos de 2012 com a Dow Chemical, empresa que será responsável pela cobertura do estádio olímpico de Londres. A companhia deve investir sete milhões de libras no projeto.
O problema é que a Dow Chemical é proprietária da Union Carbide, empresa que causou o maior acidente industrial da história da Índia em 1984 e que até hoje é processada pelo governo local. Isso levou atletas e o ministro a defenderem um boicote.
O comitê olímpico, contudo, descartou até a possibilidade de votar o assunto. O Comitê Olímpico Internacional (COI) chegou a dizer que os times e atletas indianos seriam os grandes prejudicados em caso de um protesto nessa linha.
“Não existe questão sobre boicote. Nós não faremos isso”, sentenciou VK Malhotra, atual presidente do comitê olímpico da Índia.