Indy reforça Itaipava nos Estados Unidos

Lata que será usada pela Itaipava durante a prova em São Paulo

Lata que será usada pela Itaipava durante a prova em São Paulo

Conquistar o mercado americano, o mais rico do mundo, pode garantir a prosperidade de qualquer empresa. Com mercado consumidor de 300 milhões de habitantes e com o Produto Interno Bruto (PIB) mais alto do planeta, a Itaipava mira os Estados Unidos como um próximo passo para o seu crescimento. Como trunfo nessa conquista, a empresa conta com patrocínios na Fórmula Indy.

A Itaipava não nega que a principal aposta na Fórmula Indy está no mercado brasileiro e a sua popularização entre o público nacional, fomentado pela disputa realizada em São Paulo. Para o gerente de marketing do grupo Petrópolis, Douglas Costa, o momento atual é de “início de difusão da categoria no Brasil”.

Esse não é o caso nos Estados Unidos. Em solo americano, a Fórmula Indy triunfa junto com a Nascar como a competição automobilística mais popular, com mais público e mais audiência. A Fórmula 1, que mantém esse prestígio no Brasil e na Europa, é deixada em segundo plano no país.

A cúpula do marketing do grupo Petrópolis não detalha como pretende avançar nos Estados Unidos, mas assume que mantém uma estratégia para o país e que a Fórmula Indy é uma parte primordial nesse processo. A partir da temporada de 2011, a Itaipava terá o naming right da corrida em São Paulo, uma das 17 etapas do ano e a responsável por anteceder as 500 milhas de Indianápolis, a mais popular da categoria.

Para o restante da temporada, a exposição se garante com o piloto Tony Kanaan, que levará o nome da cerveja em seu carro por toda a temporada. O brasileiro, campeão da temporada de 2004, poderá ser o rosto da Itaipava nos Estados Unidos. Outro nome que virou patrocinado do grupo Petrópolis foi Hélio Castroneves, que a própria empresa admite que tem maior popularidade entre os americanos. O seu contrato, no entanto, envolver o uso de sua imagem somente na América Latina.

A cerveja líder nos Estados Unidos, a Budweiser, hoje pertence ao grupo ABInBev. A marca tem constantemente se envolvido em ações que envolvem o esporte, como a NBA, a Copa do Mundo de futebol e a Nascar, “concorrente” da Fórmula Indy.