A consultoria Sport+Markt divulgou nesta semana o resultado de um estudo sobre os patrocínios de camisa nas seis principais ligas de futebol da Europa (Alemanha, Espanha, França, Holanda, Inglaterra e Itália). E graças ao bom desempenho dos brit”nicos, que ultrapassaram os germ”nicos e assumiram o topo da lista, os torneios do Velho Continente bateram um recorde histórico de faturamento com esse tipo de acordo.
As cinco ligas, somadas, atingiram receita de 470,7 milhões de euros com patrocínios na temporada 2010/2011. Isso representa um incremento de 18% em comparação com o ano anterior, quando o faturamento foi de 395,5 milhões de euros.
Anteriormente, o melhor resultado das ligas em termos de patrocínios de camisa havia sido registrado na temporada 2007/2008. Naquele período, antes da crise econômica mundial, as competições amealharam um total de 405,3 milhões de euros.
Nesta temporada, o recorde de patrocínios foi puxado pelo desempenho dos clubes da Inglaterra. As equipes da Premier League obtiveram 128 milhões de euros por suas camisas, o melhor resultado entre as ligas estudadas.
O resultado fez com que os ingleses superassem o Campeonato Alemão. Antigos líderes do ranking, os germ”nicos têm faturamento de patrocínio de 118,5 milhões de euros na temporada 2010/2011.
A terceira maior liga em total de patrocínios é a italiana, que conseguiu 65,9 milhões de euros nesta temporada. O ranking é completado pelos campeonatos de França (58,8 milhões de euros), Espanha (57,5 milhões de euros) e Holanda (42 milhões de euros).
No caso da Espanha, é importante ressaltar que o Barcelona, um dos principais clubes do país, não tem patrocínio em sua camisa.