Tênis e MMA. Essas são algumas fontes de inspiração da Professional Bull Riders Brasil (PBR Brazil) para tentar massificar o principal campeonato de montaria de touros do país. Na última quarta-feira a entidade apresentou a temporada 2012 do Brahma SuperBull PBR, maior competição do país, afirmando ter se inspirado na ATP (Associação dos Tenistas Profissionais, entidade que rege as maiores competições da modalidade) e no UFC (maior evento de lutas do mundo) para conseguir massificar o esporte no Brasil.
Agora, pela primeira vez, o evento será transmitido em TV aberta. Flávio Junqueira, presidente da PBR Brazil, anunciou parceria com a RedeTV! para a transmissão de dez etapas do campeonato, que terá mais de 50 etapas ao todo. Além da emissora, a Globosat fará a transmissão em HD de alguns eventos, e o canal de TV Multishow e o portal de internet Terra exibirão os shows que acontecem nos dias dos eventos. Segundo o executivo, o acordo ajuda a mudar a imagem que existe em torno do PBR.
“A entrada na grade dos grandes veículos de comunicação é a prova de que o esporte está profissionalizado. Será o maior campeonato da história”, disse Junqueira.
A inspiração para isso veio do recente sucesso do MMA no Brasil. Os executivos da PBR apostam em fazer um caminho similar ao do UFC, que conseguiu sua popularização no país a partir do momento em que foi para a grande mídia, especialmente internet e TV aberta.
Agora, com a transmissão pela TV assegurada, e a ampliação do número de etapas, a expectativa da PBR é alta. Ao todo, os dirigentes calculam que devem levar cerca de 13 milhões de pessoas às arenas em mais de cem dias de eventos em diversas cidades do país.
“De que forma uma empresa consegue falar com milhões de pessoas num target específico como esse”, indaga Vimerio Tamarozzi, diretor de marketing da Santarena, agência responsável pela gestão dos eventos da Brahma SuperBull PBR.
A Brahma é a detentora do title sponsor da principal competição, que dará R$ 1 milhão ao caubói com o melhor desempenho ao longo do ano. Além da fabricante de cervejas, que tem um acordo de exploração da venda de bebidas durante os eventos, outras empresas atuam em etapas específicas, conforme o interesse na região. No ano passado, a Vivo chegou a investir em algumas etapas.
Com mais eventos e patrocínio, a PBR também aumentará a premiação aos atletas em 2012. Neste ano, serão R$ 7,2 milhões em prêmios, mais do que o dobro do que foi desembolsado no ano anterior. O modelo de distribuição de receita lembra o do tênis. Os peões ganham um prêmio específico por etapa e, além disso, um montante maior pelo desempenho ao longo do ano.