Uma nova ferramenta de marketing se tornou quase obrigatória para os grandes clubes europeus. Interessados no público mais jovens do país, as equipes têm tornado a abertura de “escolinhas” no Brasil uma prática constante.
A Internazionale de Milão, porém, dará um passo adiante nessa relação, que já conta com o Inter Campus, um projeto itinerante que percorre cidades pelo país.
O clube montará no Brasil a Inter Academy, projeto que prevê até a disputa de competições em torneios de base em São Paulo, por meio da equipe Inter Barueri.
No próximo dia 29 de outubro, no Maracanã, a iniciativa vai ser apresentada ao público. O argentino Javier Zanetti, ídolo do clube, foi convocado para mostrar a iniciativa, que tem parcerias sociais de Unesco e Non Violence.
Já no dia 31, haverá um treinamento específico para técnicos brasileiros, já como primeira ação dentro do novo projeto.
A sede da Inter Academy será em Barueri, e os times, formados por atletas brasileiros, participação de torneios organizados pela Federação Paulista de Futebol.
O formato, no entanto, é semelhante ao usado pelos rivais europeus, que nos últimos anos entraram no mercado brasileiro: uma agência licencia a marca no país e ganha com mensalidades dos alunos que estão no projeto.
O Barcelona, por exemplo, tem escolinhas gerenciadas pela Klefer, que tem obrigações relacionadas ao clube; há acompanhamento técnico, os materiais esportivos têm que ser da Nike, entre outros detalhes. Para a agência, sobra a credencial do time catalão para vender inscrições em eventos a R$ 250 e mensalidades a R$ 150.
As agências variam. Pioneiro, o Milan Junior Camp foi trazido pela Golden Goal, hoje CSM.
A Inter fechou com a WWSA, que tem 27 unidades de escolinhas de futebol com 8 mil alunos. Elas funcionarão como uma espécie de “peneira” para que as melhores crianças sejam passadas para a sede da Inter Academy.
O projeto é o primeiro do gênero feito por um grande clube europeu em solo brasileiro.