A Bundesliga quer abrir um mercado que nem imaginava há bem pouco tempo. A Liga de Futebol Alemã (DFL) assinou um acordo de cooperação com a División Mayor del Fútbol Colombiano (DIMAYOR) para iniciativas conjuntas nas áreas de esporte, gestão e marketing. E tudo isso tem um culpado: James Rodriguez.
O craque colombiano, artilheiro da última Copa do Mundo, realizada no Brasil, em 2014, foi emprestado pelo Real Madrid, onde vinha sendo pouco aproveitado, e desembarcou no Bayern de Munique. A chegada do jogador, seu status no futebol mundial e a aceitação por parte da torcida e da imprensa, de um modo geral, fez com que os homens que pensam o futebol alemão tivessem a ideia de abrir caminho no mercado colombiano.
Dessa forma, uma parceria até pouco tempo nem imaginada tornou-se realidade em questão de dias. Nesta quinta-feira (26), durante uma visita de representantes da DIMAYOR e de dez clubes colombianos a Frankfurt, o presidente da DFL, Christian Seifert, e o presidente da DIMAYOR, Jorge Fernando Perdomo, assinaram o acordo. Tudo para aproveitar o “efeito James Rodriguez” ao máximo e o mais rápido possível.
Neste sábado (28), os representantes colombianos ainda terão a oportunidade de visitar o novo centro de treinamento e desempenho do Bayern de Munique, além do estádio do clube, a Allianz Arena, para acompanhar a partida entre os donos da casa, com James Rodriguez em campo, e o RB Leipzig, pela 10a rodada da Bundesliga.
No domingo (29), ainda haverá tempo para uma visita ao centro de treinamento do Stuttgart, seguido do estádio do clube, a Mercedes-Benz Arena. Lá, os colombianos vão assistir a mais uma partida da Bundesliga, entre os donos da casa e o Freiburg.
De acordo com o site oficial da DFL, uma das primeiras ações da parceria em território colombiano será a visita de Lothar Matthäus, lenda do futebol alemão e capitão da seleção campeã na Copa do Mundo de 1990, a Bogotá, capital do país sul-americano, no final de novembro. A visita fará parte do “Bundesliga Legends Tour”, estratégia já utilizada diversas vezes pelo futebol alemão para expandir mercados ao redor do mundo.