Pular para o conteúdo

Jogos do Rio 2016 melhoram percepção do Brasil para estrangeiros, diz pesquisa

Vista da Praia do Leblon, na zona sul do Rio de Janeiro   Os Jogos Olímpicos do Rio 2016 contribuíram para mudar a percepção que…

Vista da Praia do Leblon, na zona sul do Rio de Janeiro

 

Os Jogos Olímpicos do Rio 2016 contribuíram para mudar a percepção que os visitantes estrangeiros têm a respeito do Brasil. Esse é o resultado de uma pesquisa conduzida pelo TripAdvisor, site de planejamento e reservas de viagens.

Segundo o levantamento, antes da Olimpíada, 73% dos usuários possuíam opinião positiva ou neutra a respeito do país. Após a competição, 8% dos turistas mudaram de opinião sobre o Brasil de negativa para positiva como destino turístico. Outros 21% mudaram de neutra para positiva. A pesquisa foi realizada de 12 a 20 de setembro.

O estudo analisou a percepção de quase 13 mil usuários globais do TripAdvisor, de 16 países, que assistiram ou tiveram acesso a algum conteúdo relacionado ao Brasil durante os Jogos do Rio 2016. De acordo com levantamento da Riotur, 1,41 milhão de turistas visitaram o Rio entre agosto e setembro deste ano, período que coincidiu com a Olimpíada e a Paralimpíada. Desse total, 427 mil eram estrangeiros.

Bondinho do Pão de Açúcar, atração do Rio

Indianos (54%) e italianos (43%) foram os mais afetados positivamente pelo evento no Brasil. Na sequência vêm turistas de Reino Unido, Cingapura, Indonésia, Malásia e Tailândia (todos com 40%).

Os principais motivos para cativar os entrevistados estrangeiros foram as paisagens (77%), atrações e pontos de interesse culturais (62%) e o povo brasileiro (51%).

Entre os usuários globais, 54% disseram que nunca haviam considerado viajar ao Brasil antes dos Jogos Olímpicos. Desses, 15% responderam que, após as competições, pretendem visitar o país no futuro. Os turistas indianos foram os mais afetados: 37% colocaram o país em sua lista de destinos futuros.

Como não poderia deixar de ser por conta da visibilidade dada pelos Jogos, o Rio de Janeiro é o destino turístico que mais atrai os visitantes (78%). Em seguida vieram a floresta amazônica (51%) e São Paulo (48%).

Vista do Rio a partir do Parque da Cidade, em Niterói

O Rio de Janeiro também é a cidade mais visitada entre os estrangeiros que já vieram ao país (70%). Nesse grupo, 88% disseram que querem voltar ao Brasil nos próximos anos.

Segundo a pesquisa, o Brasil é um bom destino para conhecer com o parceiro (42%) ou com um grupo de amigos (40%).

“Nossos dados mostram que o maior evento esportivo do mundo teve um impacto positivo na percepção dos turistas sobre o Brasil. Com 88% dos entrevistados afirmando que tiveram contato com os Jogos, o Brasil foi capaz de inspirar mais viajantes a visitar o país, fato que pode influenciar o turismo nos próximos anos”, analisa Claudia Martinelli, porta-voz do TripAdvisor no Brasil.

“Essa opinião é compartilhada pelos brasileiros, com 76% deles acreditando que o evento trará um legado positivo para o país”, acrescenta ela.

O evento também foi considerado positivo para o turista brasileiro. Um total de 90% disse que acham que o país poderá receber mais estrangeiros após os Jogos. Para 77% dos habitantes do país o povo nacional é o maior responsável por cativar o interesse do turista de fora.

Passagem da tocha olímpica pelo Cristo Redentor

Para 70% dos brasileiros, os Jogos ajudaram a melhorar a qualidade dos serviços, 56% dizem que houve melhorias no transporte público e 54% estão satisfeitos com o legado de instalações esportivas.

Os Jogos do Rio também despertaram o interesse do brasileiro no evento para o futuro: 43% dos entrevistados disseram que gostariam de viajar a Tóquio para assistir às competições de 2020.

Na média mundial, 52% responderam que devem ir ao Japão daqui quatro anos. O índice é maior entre os países mais próximos: 100% dos chineses, cingapurianos, indonésios, malaios e tailandeses disseram que irão viajar a Tóquio para a próxima edição da Olimpíada ou Paralimpíada. Já entre os japoneses, esse índice cai para 87%.