Vista da Praia do Leblon, na zona sul do Rio de Janeiro
Os Jogos Olímpicos do Rio 2016 contribuíram para mudar a percepção que os visitantes estrangeiros têm a respeito do Brasil. Esse é o resultado de uma pesquisa conduzida pelo TripAdvisor, site de planejamento e reservas de viagens.
Segundo o levantamento, antes da Olimpíada, 73% dos usuários possuíam opinião positiva ou neutra a respeito do país. Após a competição, 8% dos turistas mudaram de opinião sobre o Brasil de negativa para positiva como destino turístico. Outros 21% mudaram de neutra para positiva. A pesquisa foi realizada de 12 a 20 de setembro.
O estudo analisou a percepção de quase 13 mil usuários globais do TripAdvisor, de 16 países, que assistiram ou tiveram acesso a algum conteúdo relacionado ao Brasil durante os Jogos do Rio 2016. De acordo com levantamento da Riotur, 1,41 milhão de turistas visitaram o Rio entre agosto e setembro deste ano, período que coincidiu com a Olimpíada e a Paralimpíada. Desse total, 427 mil eram estrangeiros.
Indianos (54%) e italianos (43%) foram os mais afetados positivamente pelo evento no Brasil. Na sequência vêm turistas de Reino Unido, Cingapura, Indonésia, Malásia e Tailândia (todos com 40%).
Os principais motivos para cativar os entrevistados estrangeiros foram as paisagens (77%), atrações e pontos de interesse culturais (62%) e o povo brasileiro (51%).
Entre os usuários globais, 54% disseram que nunca haviam considerado viajar ao Brasil antes dos Jogos Olímpicos. Desses, 15% responderam que, após as competições, pretendem visitar o país no futuro. Os turistas indianos foram os mais afetados: 37% colocaram o país em sua lista de destinos futuros.
Como não poderia deixar de ser por conta da visibilidade dada pelos Jogos, o Rio de Janeiro é o destino turístico que mais atrai os visitantes (78%). Em seguida vieram a floresta amazônica (51%) e São Paulo (48%).
O Rio de Janeiro também é a cidade mais visitada entre os estrangeiros que já vieram ao país (70%). Nesse grupo, 88% disseram que querem voltar ao Brasil nos próximos anos.
Segundo a pesquisa, o Brasil é um bom destino para conhecer com o parceiro (42%) ou com um grupo de amigos (40%).
“Nossos dados mostram que o maior evento esportivo do mundo teve um impacto positivo na percepção dos turistas sobre o Brasil. Com 88% dos entrevistados afirmando que tiveram contato com os Jogos, o Brasil foi capaz de inspirar mais viajantes a visitar o país, fato que pode influenciar o turismo nos próximos anos”, analisa Claudia Martinelli, porta-voz do TripAdvisor no Brasil.
“Essa opinião é compartilhada pelos brasileiros, com 76% deles acreditando que o evento trará um legado positivo para o país”, acrescenta ela.
O evento também foi considerado positivo para o turista brasileiro. Um total de 90% disse que acham que o país poderá receber mais estrangeiros após os Jogos. Para 77% dos habitantes do país o povo nacional é o maior responsável por cativar o interesse do turista de fora.
Para 70% dos brasileiros, os Jogos ajudaram a melhorar a qualidade dos serviços, 56% dizem que houve melhorias no transporte público e 54% estão satisfeitos com o legado de instalações esportivas.
Os Jogos do Rio também despertaram o interesse do brasileiro no evento para o futuro: 43% dos entrevistados disseram que gostariam de viajar a Tóquio para assistir às competições de 2020.
Na média mundial, 52% responderam que devem ir ao Japão daqui quatro anos. O índice é maior entre os países mais próximos: 100% dos chineses, cingapurianos, indonésios, malaios e tailandeses disseram que irão viajar a Tóquio para a próxima edição da Olimpíada ou Paralimpíada. Já entre os japoneses, esse índice cai para 87%.