O Brasil venceu o Chile por 3 a 0 na noite da última segunda-feira e se classificou para as quartas de final da Copa do Mundo de 2010. Menos para o jornal “Folha de S.Paulo”, que errou ao veicular um anúncio do grupo Pão de Açúcar, patrocinador do time nacional, lamentando a eliminação na competição.
O texto da peça é o seguinte: “A i qembu le sizwe sai do Mundial. Não do coração da gente. Na África, no idioma zulu, i quembu le sizwe é seleção. Valeu Brasil. Nos vemos em 2014”. Além disso, o anúncio tem logotipos da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e do Extra, rede usada pelo grupo Pão de Açúcar para esse patrocínio.
O anúncio foi veiculado em um caderno especial da “Folha de S.Paulo” para a Copa do Mundo. Horas depois, o jornal assumiu que errou ao veicular o anúncio. Nesta quarta-feira, a publicação apresentou uma retratação.
“A Folha de S.Paulo esclarece que no dia 29/6/2010, no Caderno Copa 2010, pág D11, foi publicado equivocadamente um anúncio do Hipermercado Extra, devido a problema ocorrido na área de inserção de anúncios. Lamentamos o erro”, disse o jornal em sua página na internet.
O supermercado também se manifestou e emitiu nota oficial via assessoria de imprensa. “A empresa informa que a Folha de S.Paulo errou na seleção do material para publicação e irá se retratar publicamente com a correção do material visto que, como patrocinador da seleção, a rede Extra tem sido um entusiasta do time brasileiro”, afirmou o comunicado.
O patrocínio do grupo Pão de Açúcar à seleção brasileira foi acertado no ano passado. Além do Extra, o contrato permite à empresa utilizar a equipe nacional em ações de marcas próprias, como Taeq e Qualitá.