A África do Sul pode ampliar, a partir de janeiro de 2011, a participação da Puma no futebol africano. Segundo o jornal sul-africano “Sowetan”, a marca alemã substituirá a conterr”nea Adidas como fornecedora de material esportivo do país que sediou a última edição da Copa do Mundo.
O jornal disse, citando uma fonte não revelada, que já existe um acerto entre a Puma e a Federação de Futebol da África do Sul (Safa). Valores não foram revelados, mas a Adidas paga à seleção local algo em torno de 14 milhões de rands (R$ 3,5 milhões) por ano, além de premiações – esse montante não inclui o material esportivo cedido ao time.
Nesta quarta-feira, a África do Sul usará uniformes da Adidas em amistoso contra os Estados Unidos, na Cidade do Cabo (África do Sul). A marca é parceira da seleção desde 1998, quando substituiu a Kappa.
A Safa, consultada pelo “Sowetan”, disse que ainda não há nada oficial sobre mudança no fornecimento de material esportivo.
Se confirmada, a negociação da Puma com a África do Sul reforçará o foco da companhia sobre o continente. Neste ano, por exemplo, 12 seleções que disputaram a Copa Africana de Nações vestiam material esportivo da companhia alemã. Na Copa do Mundo, Argélia, Gana, Costa do Marfim e Camarões foram as equipes da região que tinham contrato com a marca.