Máquina do Esporte
Facebook Máquina do EsporteTwitter Máquina do EsporteYoutube Máquina do EsporteLinkedin Máquina do Esporte

José Carlos Peres é afastado da presidência do Santos

Dirigente passará agora por votação de sócios para definir permanência no clube

Redação - São Paulo (SP) Publicado em 29/09/2020, às 08h13 - Atualizado às 11h13

Imagem José Carlos Peres é afastado da presidência do Santos

O Conselho Deliberativo do Santos aprovou na noite de segunda-feira (28) o afastamento de José Carlos Peres da presidência do Santos. A decisão faz parte do início de um processo de impeachment, que será votado pelos sócios.

Peres é acusado de uso indevido de cartão corporativo e de irregularidades na publicação do balanço financeiro santista. O Conselho Fiscal santista, desde junho, apura o caso. 

Por 161 votos a favor e apenas seis contra, Peres foi afastado do cargo, junto com todo o Conselho Gestor do clube. Apenas o vice-presidente Orlando Rollo, desafeto de Peres e afastado do conselho desde 2018, foi poupado. Não por acaso, é ele quem assumirá a presidência do clube até que o caso seja votado pela Assembleia Geral de sócios. De qualquer forma, o mandato de Peres se encerra em dezembro.

José Carlos Peres assumiu o Santos em 2018 e já sofre segundo processo de impeachment - Foto: Divulgação/Santos FC

Esse é o segundo processo de impeachment movido contra o dirigente santista. Em 2018, Peres já havia passado por um processo semelhante após ter contas reprovadas, mas acabou tendo a gestão mantida pelos associados. Agora, porém, a pressão por sua saída é grande.

A mudança dos bastidores não representará alteração no time santista. O Santos foi proibido pela Fifa de registrar jogadores por dívidas não-pagas com outros clubes por contratação de atletas. Além disso, estatutariamente, o presidente do clube não poderá fazer nenhuma contratação ou dispensa de atleta a partir de quinta-feira, 1° de outubro, quando faltarão três meses para o término do mandato da atual gestão.

O Santos escolherá, em dezembro, o novo presidente do clube para o triênio de 2021 a 2023.