Máquina do Esporte
Facebook Máquina do EsporteTwitter Máquina do EsporteYoutube Máquina do EsporteLinkedin Máquina do Esporte

Joseph Blatter oficializa candidatura para 5º mandato à frente da Fifa

Mesmo manchado por denúncias de corrupção, dirigente suíço é favorito à reeleição

Adalberto Leister Filho - São Paulo (SP) Publicado em 29/01/2015, às 15h03

Imagem Joseph Blatter oficializa candidatura para 5º mandato à frente da Fifa

Joseph Blatter, presidente da Fifa que tenta o quinto mandato

Joseph Blatter confirmou nesta quinta-feira que irá disputar mais um mandato à frente da Fifa. O dirigente suíço apresentou candidatura para as eleições que serão disputadas em Zurique, na Suíça, no dia 29 de maio.

“Hoje é uma data chave do calendário eleitoral. Apresentei-me, e agora o comitê eleitoral irá seguir o processo”, escreveu Blatter em sua conta no Twitter.

No poder desde 1998, quando sucedeu o brasileiro João Havelange, Blatter busca o quinto mandato consecutivo. Apesar de ter enfrentado recentes denúncias de corrupção no processo que elegeu Rússia e Qatar como sede das próximas duas Copas do Mundo, Blatter é o favorito do pleito.

Outros cinco pretendentes apresentaram candidatura: o príncipe da Jordânia Ali Bin Al-Hussein, os franceses Jérôme Champagne e David Ginola, o ex-jogador português Luis Figo e Michael van Praag, presidente da Federação Holandesa de Futebol. A formalização das chapas, no entanto, terá que ser feita até o final desta quinta-feira.

Na quarta-feira, o ex-jogador português ganhou apoio público do técnico do Chelsea, José Mourinho. “A candidatura de Figo é um passo adiante para o futebol. Sua bela carreira irá garantir um melhor futuro para a Fifa”, afirmou Mourinho, em comunicado oficial à imprensa.

“Confio plenamente em seu caráter, determinação e paixão por este esporte. Será um presidente centrado no futebol e na sua melhoria, e que irá trabalhar próximo a todas as federações”, acrescentou o treinador português.