Ao som de grandes sucessos do pagode dos anos 1990 e com direito a churrasco e cerveja no final do evento, a Kaiser lançou nesta terça-feira (16), em São Paulo, a Taça Kaiser, competição entre times amadores que servirá para materializar a campanha da marca pela volta do “futebol de verdade”.
Diferentemente da famosa Copa Kaiser, que chegou a ser o maior campeonato de futebol amador do país e teve sua última edição disputada em 2014, a Taça Kaiser é “apenas” patrocinada pela marca de cerveja do grupo Heineken. Na antiga Copa Kaiser, a marca ia buscar os times e organizava a competição, que chegou até a ter o apoio da Federação Paulista de Futebol.
A Taça Kaiser, no entanto, será diferente. O torneio será disputado pelos campeões de quatro campeonatos amadores regionais patrocinados pela marca: Copa Corujão (Belo Horizonte/MG), Liga Amadora da Capital (Curitiba/PR), Campeonato Regional da Liga Blumenauense de Futebol (Blumenau/SC) e Copa Cidade Máster (Santa Cruz do Sul/RS).
Os quatro vencedores disputarão as semifinais no dia 19 de janeiro de 2019, no estádio Couto Pereira, em Curitiba (PR). A final será jogada no dia seguinte (20), entre os vencedores das semifinais, também na casa do Coritiba. O primeiro semifinalista já está definido: é o Mineirinho, campeão da Copa Corujão.
A ideia da Kaiser é usar o final de semana também para compartilhar experiências e passar dicas de profissionais do mercado do futebol. Batizada de “Resenha do Conhecimento”, o ciclo de palestras e conversas terá a presença de convidados especiais, como um dirigente de algum clube da Série A do Campeonato Brasileiro, um olheiro e um especialista em preparação física. Além disso, a marca promete churrasco e cerveja depois que a bola parar de rolar.
“O futebol de hoje tem perdido sua essência. Queremos encorajar os homens a manter as coisas simples da vida. Como a Kaiser é uma marca que fala do comportamento simples e tradicional masculino, fizemos a conexão com o futebol amador para levantar a bandeira pela volta do futebol de verdade, do amor à camisa. É nos campeonatos amadores que ainda conseguimos resgatar essa emoção dos gramados”, explicou Gustavo Hila, gerente de marketing da Kaiser.
O evento em São Paulo ainda contou com os três ex-jogadores que protagonizam a campanha da marca desde o início, em abril. Vampeta, Túlio e Dadá Maravilha estiveram presentes no lançamento e contaram histórias do começo da carreira, na várzea.
“O futebol amador, de várzea, é muito importante para o futebol como um todo. Hoje, como presidente do Osasco Audax, vejo que conseguimos levar 500, 800 pessoas em um jogo quando não é contra time grande. Já na várzea, tem time que leva 4 mil, 5 mil pessoas para o estádio”, disse Vampeta, campeão do mundo com a seleção brasileira em 2002.
“Essa campanha começou na rádio, passou para o YouTube e, depois, com o sucesso, virou 3600 em abril. Agora, estamos mostrando que não queremos ficar só nas mensagens. Queremos fazer algo real e tangível, pois temos a convicção de que o futebol de verdade, o futebol jogado por amor, está na várzea”, concluiu Gustavo Hila.
No evento, também foi apresentado o modelo do troféu que o vencedor da primeira edição da Taça Kaiser irá levantar no gramado do Couto Pereira. E o formato não poderia ser diferente: um enorme copo dourado de chopp, que deve fazer com que os jogadores corram ainda mais atrás da bola no início de 2019.