O astro da NBA Kobe Bryant já está com 35 anos e começa a se preparar para deixar as quadras. O plano do atleta está focado no mundo dos negócios e, por isso, ele lançou uma empresa própria, chamada de Kobe Inc. E a nova companhia já anunciou a primeira grande medida no mercado: a compra de 10% da empresa de isotônicos BodyArmor.
Concorrente das poderosas Gatorade, da Pepsico, e da Powerade, da Coca-Cola, a BodyArmor dá apenas os seus primeiros passos. A empresa foi lançada em 2011 e, no último ano, teve receita de US$ 10 milhões (R$ 23 milhões). Atualmente, o produto está disponível em apenas 20 estados americanos. Em comparação, o grupo Pepsico faturou US$ 66,4 bilhões.
À Revista Forbes, o jogador dos Los Angeles Lakers reiterou que a ideia de sua companhia é fazer investimentos em empresas esportivas com potenciais de crescimento. “A missão da Kobe Inc. é comprar e fazer crescer marcas e ideia que redefinam a indústria do esporte enquanto inspiram o mundo”, afirmou.
Segundo os fundadores da empresa, Bryant participa de todos os processos da BodyArmor, mas com foco principal no trabalho de marketing e de branding. O jogador americano chegou a afirmar que o mercado dominado hoje por Gatorade e Powerade está “sem inspiração”.O valor do investimento não foi revelado pelo jogador, mas segundo apuração da revista americana, a compra dos 10% da companhia está avaliada entre US$ 4 milhões e US$ 6 milhões. Dessa maneira, Bryant se uniu a outros cem investidores, entre eles alguns atletas. Buster Posey, atleta de beisebol do San Francisco Giants, e Andrew Luck, quarterback do Indianapolis Colts, também têm participação na BodyArmor.
A estratégia da BodyArmor está centrada no investimento a jovens e promissores atletas das ligas americanas de basquete e beisebol. Além de uma alternativa mais barata, a ideia é fazer contraste com as duas marcas concorrentes, acostumadas a contratações de grandes nomes do cenário esportivo dos Estados Unidos.
Com sua empresa de investimento, Kobe Bryant poderá pensar no que fará com o dinheiro somado em sua carreira. De salário, o atleta já ganhou US$ 280 milhões. Com patrocínio, a cifra chega a US$ 300 milhões. O jogador ainda deverá cumprir dois anos de contrato com os Lakers, o que deve manter também seus contratos com Nike, Turkish Air, Smart Car, Lenovo, Hublot e Panini.
Caso precise de bom exemplo de aposentadoria, Bryant pode se inspirar na lenda do basquete mundial, Michael Jordan. Com a licenciada Air Jordan, da Nike, além de uma série de patrocinadores, entre eles a Gatorade, o ex-atleta chegou a receber US$ 90 milhões em 2013. Desde 2010, ele também se tornou dono único de uma equipe, o Charlotte Bobcats, que disputa a NBA.
Pelo Brasil, Ronaldo também seguiu o caminho corporativo. Em 2010, após se aposentar, o ex-jogador se uniu ao grupo WPP e, com investimentos de R$ 5 milhões, fundou a 9ine, empresa de marketing e consultoria esportiva; a agência mantém clientes como Brahma e Extra. Antes, Ronaldo chegou a investir na rede de academia Bodytech. Tudo para administrar sua fortuna estimada em US$ 250 milhões.