Máquina do Esporte
Facebook Máquina do EsporteTwitter Máquina do EsporteYoutube Máquina do EsporteLinkedin Máquina do Esporte

LaLiga inicia apoio à FPF com foco em "adaptação"

Acordo de cooperação técnica foi assinado em novembro e valerá por dois anos

Duda Lopes - São Paulo (SP) Publicado em 19/02/2020, às 09h33 - Atualizado às 12h33

Imagem LaLiga inicia apoio à FPF com foco em "adaptação"

A LaLiga e a Federação Paulista de Futebol (FPF) começaram efetivamente a parceria entre as duas entidades nesta semana com a realização de um curso para treinadores. E o encontro não deverá ser isolado. Os espanhóis querem tornar a experiência parte de uma base para futuros projetos, algo já parecido com que a liga aplica em outros mercados do mundo.

Em reunião com jornalistas nesta semana, em São Paulo, executivos da LaLiga explicaram os projetos globais que a entidade realiza, seja com foco na parte de esporte ou de gestão. E, no Brasil, há um início de trabalho que primeiro passa pela adaptação dos conceitos aplicados pela entidade.

Foto: Divulgação / LaLiga

"Para nós, é muito importante esta troca de conhecimento entre técnicos da LaLiga e representantes de clubes brasileiros, onde o aprendizado é mútuo. Desejamos poder anunciar em breve outras ações alinhadas com o nosso objetivo de promover o futebol na Espanha e no Brasil", afirmou Albert Castelló, representante da LaLiga no Brasil.

"As necessidades são distintas. Os treinadores do Brasil têm uma necessidade que, certamente, é diferente do que precisam treinadores da China, Emirados Árabes ou África. Vamos aprender muito com os treinadores para, a partir daí, adaptar a metodologia para os passos seguintes", disse o coordenador de projetos esportivos da LaLiga, Juan Florit.

O acordo entre FPF e LaLiga foi assinado em novembro de 2019, com a ideia de criar iniciativas de colaboração entre as entidades. Foi o primeiro acordo da entidade espanhola com uma federação no Brasil. o objetivo é ampliar a ação no país.

Por ora, com o encontro entre 80 profissionais na FPF, o objetivo foi troca de experiência e aplicação da metodologia de treinamento da LaLiga, com foco em profissionais de categorias de base. A atuação dos espanhóis, porém, tem ido além em outros mercados, algo que pode ser replicado no Brasil.