A primeira edição da Liga de Basquete Feminino (LBF) chegou ao grand finale. Com decisão a ser disputada no próximo sábado (26), às 10h, em São José dos Campos, o primeiro obstáculo imposto aos dois finalistas é justamente a dist”ncia a ser percorrida para chegar à cidade. A expectativa de público, por essa razão, não empolga.
A equipe de Ourinhos, por exemplo, terá de encarar viagem de sete horas até o local escolhido pela liga para a disputa. Por ter de embarcar durante a madrugada, somente dois ônibus irão partir com cerca de 150 torcedores. “Estávamos cientes de que seria quadra neutra, mas não tão longe”, afirma Júlio Henrique Barbin, presidente da equipe.
Do outro lado, dada a proximidade, a expectativa é que o Santo André/Semasa consiga levar outros 200 torcedores à decisão. A função coube ao Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André (Semasa), patrocinador do clube, que contratou entre quatro e cinco ônibus. O órgão municipal está animado com a ocasião.
“Fizemos uma super bandeira, camisetas para os torcedores, e, se as meninas forem campeãs, faremos almoço com o prefeito de Santo André, dependendo da disponibilidade dele, e desfile na cidade”, conta Elídio Moreira, diretor de comunicação do Semasa. O órgão municipal, brinca o executivo, assumiu papel de “torcida organizada”.
Com aporte “pequeno”, a empresa auxilia a equipe com transporte, alimentação e infraestrutura. Em contrapartida, recebe exposição no uniforme do Santo André e a possibilidade de explorar a imagem da equipe na cidade. “Com as jogadoras ao nosso lado, fizemos campanhas focadas em educação ambiental”, conclui o diretor.
Leia mais: