Máquina do Esporte
Facebook Máquina do EsporteTwitter Máquina do EsporteYoutube Máquina do EsporteLinkedin Máquina do Esporte

LeBron James e LA Lakers alavancam vendas da NBA no Brasil

Astro é um dos principais responsáveis por crescimento comercial de 81% da liga

Redação - São Paulo (SP) Publicado em 21/01/2020, às 14h01

Imagem LeBron James e LA Lakers alavancam vendas da NBA no Brasil

A NBA e a NBPA (National Basketball Players Association) revelaram, nesta terça-feira (21), que LeBron James e o Los Angeles Lakers são os líderes nas vendas de camisetas e outros produtos licenciados da NBA tanto nos Estados Unidos como no Brasil. Por aqui, entre os meses de outubro e dezembro de 2019, as vendas tiveram um aumento de 81% em relação ao mesmo período de 2018. Ao todo, foram mais de 55 mil produtos vendidos.

LEIA MAIS: NBA bate recorde de patrocínios para estreia na França

LEIA MAIS: NBA fecha com Apple Music e fará parceria com Louis Vuitton

Este é o segundo ano consecutivo que o astro do Lakers aparece no topo da lista e ainda carrega a franquia que defende consigo. Atrás dele, o Top 5 entre os jogadores tem Giannis Antetokounmpo (Milwaukee Bucks), Stephen Curry (Golden State Warriors), James Harden (Houston Rockets) e Kyrie Irving (Brooklyn Nets). Entre as equipes, o Los Angeles Lakers está à frente de Chicago Bulls, Golden State Warriors, Boston Celtics e Houston Rockets.

Nos EUA, há poucas mudanças em relação ao ranking brasileiro entre os atletas. Por lá, Jayson Tatum (Boston Celtics) aparece na quarta posição, com Harden em quinto e a ausência de Irving do Top 5. Já entre as franquias, várias diferenças. O Lakers está na liderança, seguido por Boston Celtics, Philadelphia 76ers, Toronto Raptors e Milwaukee Bucks.

Foto: Reprodução / Twitter (@Lakers)

O relatório ainda possui algumas curiosidades. Uma delas envolve o calouro Zion Williamson, do New Orleans Pelicans, que vem se destacando como uma verdadeira "máquina de patrocínios" fora de quadra e que aparece pela primeira vez na lista americana, na 15ª posição.

Outro detalhe é a ausência de dois nomes do Top 5 nos dois países. Kawhi Leonard, principal responsável pelo título inédito do Toronto Raptors na temporada passada e que se transferiu para o Los Angeles Clippers, é o 6º no Brasil e o 7º nos EUA. Já Luka Doncic, do Dallas Mavericks, que vem sendo um dos principais nomes da atual temporada, ocupa a 7ª posição no Brasil e a 6ª nos EUA.

Vale lembrar que o Brasil é o maior mercado de varejo da NBA fora dos Estados Unidos. Atualmente, a liga americana conta com sete lojas físicas NBA Store por aqui (Rio de Janeiro e Niterói (RJ), e Ribeirão Preto, Campinas, Mogi das Cruzes, Santo André e São Paulo (SP)), além do NBA Store Truck e o e-commerce LojaNBA.com.