Máquina do Esporte
Facebook Máquina do EsporteTwitter Máquina do EsporteYoutube Máquina do EsporteLinkedin Máquina do Esporte

L'Étape celebra aumento do turismo em Campos do Jordão

Competição de ciclismo levou 500 pessoas por fim de semana à cidade paulista

Redação - São Paulo (SP) Publicado em 26/10/2018, às 09h38 - Atualizado às 12h38

Imagem L'Étape celebra aumento do turismo em Campos do Jordão

Realizado entre os últimos dias 28 e 30 de setembro, em Campos do Jordão, o L'Étape Brasil, competição amadora de ciclismo, celebrou o impacto turístico promovido pela competição na cidade do interior paulista nos meses que antecederam ao evento.

De acordo com o L'Étape, um grande impacto que a prova causou na cidade foi a movimentação hoteleira durante os finais de semana anteriores ao evento. Como o percurso havia sido divulgado com antecedência, os atletas amadores se deslocaram para a cidade ao longo do ano nos finais de semana para treinar. A estimativa é de que em média eram 500 pessoas a mais em Campos do Jordão.

Largada do L'Étape, que teve 2.700 pessoas. Foto: Divulgação

No fim de semana da prova, os números foram bem mais robustos. O L'Étape teve a presença de 2.700 atletas, sendo que 80% deles, segundo os organizadores, ficaram hospedados na cidade ao longo do final de semana em que ocorreram as disputas. A estimativa é de que, por conta dos acompanhantes dos competidores, Campos do Jordão recebeu um contingente de 10 mil pessoas entre 28 e 30 de setembro, ocupando 75% do total da capacidade hoteleira da cidade.

Além dos hotéis, o turismo, comércio e gastronomia da cidade também foram impactados. Os cálculos dos organizadores apontam que a prova gerou cerca de R$ 10 milhões para o PIB da região da Serra da Mantiqueira. Um dos maiores investimentos foi na melhoria da via pública da cidade. O asfalto foi melhorado para receber os atletas.

Mais de 840 empregos temporários foram abertos na cidade. Apesar de ter uma equipe fixa, o L'Étape Brasil tem o compromisso de gerar emprego e capacitar profissionais da região para estimular a melhoria no atendimento e relacionamento com ciclistas que visitem Campos em outras épocas do ano.

A quinta edição do L'Étape Brasil também será em Campos do Jordão, entre os dias 27 e 29 de setembro de 2019.