Realizado entre os últimos dias 28 e 30 de setembro, em Campos do Jordão, o L’Étape Brasil, competição amadora de ciclismo, celebrou o impacto turístico promovido pela competição na cidade do interior paulista nos meses que antecederam ao evento.
De acordo com o L’Étape, um grande impacto que a prova causou na cidade foi a movimentação hoteleira durante os finais de semana anteriores ao evento. Como o percurso havia sido divulgado com antecedência, os atletas amadores se deslocaram para a cidade ao longo do ano nos finais de semana para treinar. A estimativa é de que em média eram 500 pessoas a mais em Campos do Jordão.
No fim de semana da prova, os números foram bem mais robustos. O L’Étape teve a presença de 2.700 atletas, sendo que 80% deles, segundo os organizadores, ficaram hospedados na cidade ao longo do final de semana em que ocorreram as disputas. A estimativa é de que, por conta dos acompanhantes dos competidores, Campos do Jordão recebeu um contingente de 10 mil pessoas entre 28 e 30 de setembro, ocupando 75% do total da capacidade hoteleira da cidade.
Além dos hotéis, o turismo, comércio e gastronomia da cidade também foram impactados. Os cálculos dos organizadores apontam que a prova gerou cerca de R$ 10 milhões para o PIB da região da Serra da Mantiqueira. Um dos maiores investimentos foi na melhoria da via pública da cidade. O asfalto foi melhorado para receber os atletas.
Mais de 840 empregos temporários foram abertos na cidade. Apesar de ter uma equipe fixa, o L’Étape Brasil tem o compromisso de gerar emprego e capacitar profissionais da região para estimular a melhoria no atendimento e relacionamento com ciclistas que visitem Campos em outras épocas do ano.
A quinta edição do L’Étape Brasil também será em Campos do Jordão, entre os dias 27 e 29 de setembro de 2019.