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Licenciamentos rendem R$ 7,9 mi ao Vasco em 2011

Pedaços do alambrado de São Januário são um dos licenciados recentes O Vasco publicou no fim do último mês de abril balanço patrimonial, conforme estipula…

Pedaços do alambrado de São Januário são um dos licenciados recentes

Pedaços do alambrado de São Januário são um dos licenciados recentes

O Vasco publicou no fim do último mês de abril balanço patrimonial, conforme estipula a legislação, e ele aponta crescimento da área de licenciamentos. Com produtos como o alambrado do estádio São Januário, recentemente trocado por placas de vidro, cujas partes estão sendo vendidas por R$ 99,90 desde o fim do mês passado, o clube carioca conseguiu levantar R$ 7,9 milhões na última temporada.

A título de comparação, esse indicador esteve em R$ 5,3 milhões em 2010, R$ 870 mil em 2009 e R$ 350 mil em 2008, primeiro ano de Roberto Dinamite à frente da equipe. A quantidade de empresas que fazem itens e artigos com a marca vascaína também cresceu bastante nesse período. O departamento, hoje comandado por Flavia Mayrink, tinha 12 contratos em 2008, ante os 94 existentes atualmente.

Como justificativa pelo crescimento nesses anos, o Vasco atribui destaque aos selos holográficos que passaram a acompanhar os licenciados desde o último ano. A medida contribuiu para reduzir a pirataria, pois serve para que clube e parceiros controlem melhor os produtos que estão no mercado, assim como facilita para que o torcedor identifique quais deles são autênticos ou clandestinos.

Outro ponto ressaltado no balanço é a rede de lojas que a equipe montou em 2011. Após firmar parceria com a SPR Franquias, o time cruzmaltino abriu dez unidades no Rio de Janeiro, uma no Espírito Santo e uma no Distrito Federal. Ao ampliar o número de pontos de venda com produtos vascaínos, o clube aumentou a quantidade de torcedores que têm acesso a itens originais e também a diversidade.

“Isso dá credibilidade para nosso trabalho. Os anos vão passado, e nós estamos conseguindo estruturar melhor o departamento, desenvolver parcerias, melhorar nosso relacionamento com o mercado, e isso só tende a crescer. O balanço mostra isso. Os números mostram que estamos no caminho certo para expandir nossa marca nos próximos anos”, comemora Marcos Blanco, diretor de marketing do Vasco.