A Movistar by Liga Endesa (Liga ACB), liga espanhola de basquete, decidiu manter transmissões via streaming. A baixa audiência nos canais fechados de televisão e a tentativa de alcançar o público mais jovem ajudaram na decisão de transmitir os jogos da pré-temporada em seus próprios perfis no YouTube e no Facebook.
Não é a primeira vez que a principal liga de basquete europeia aposta nos streamings. Em maio do ano passado, alguns jogos foram transmitidos pelo Facebook. Agora, a novidade é a inclusão do YouTube. A ideia é aumentar o leque de seguidores nas redes sociais, especialmente os mais jovens. Atualmente, o Facebook da Liga ACB tem mais de 230 mil pessoas, enquanto o YouTube conta com mais de 4.800 vídeos e tem uma base de quase 30 mil assinantes.
No total, serão 19 jogos de pré-temporada que os aficionados pelo basquete espanhol poderão acompanhar nas redes sociais. Os organizadores ainda estudam se esse tipo de transmissão vai continuar durante a temporada regular.
As transmissões via mídias digitais estão cada vez mais se transformando em realidade. Nos Estados Unidos, a Amazon passará os jogos de quinta-feira à noite da NFL após pagar 50 milhões de dólares e bater concorrentes como YouTube, Facebook e Twitter. A gigante do e-commerce também fez uma parceria com o Eurosport e transmitirá a Bundesliga, os Grand Slams de tênis e os Jogos Olímpicos de Inverno de 2018 para a Alemanha e a Áustria.
Já na China, a NFL fechou acordo com a Tencent Sports, que terá exclusividade para mídias digitais nas transmissões das próximas três temporadas da liga de futebol americano no país asiático.