Enquanto no Brasil as rádios têm livre acesso para a cobertura esportiva de jogos de futebol, na Austrália a liga local (AFL, na sigla em inglês) anunciou acordo de US$ 23,3 milhões por cinco anos relativo aos direitos de transmissão para rádios australianas.
De acordo com a entidade, o novo acordo fará com que mais jogos sejam transmitidos do que anteriormente. A receita anual, a partir de 2012, representa crescimento de 29% em comparação a 2011.
O anúncio surge sete meses depois de a AFL firmar acordo de US$ 1,25 bilhão pelos direitos de transmissão com Channel 7, Foxtel e Telstra.
Na cidade de Melbourne, na qual residem nove dos 18 clubes da liga, as estações de rádio Triple M e 3AW vão manter pacotes premium, transmissão de pelo menos quatro partidas por semana em horário nobre – noites de sexta-feira, sábado, domingo e segunda.
Adicionalmente, essas emissoras poderão escolher primeiro quais jogos de sábado irão transmitir, além de dois jogos adicionais nas tardes de sábado.
Enquanto isso, ABC Radio e SEN irão cobrir pelo menos seis jogos por rodada, enquanto Fiveaa e 6PR irão reter os direitos em Adelaide e Perth, respectivamente.
Por meio desse acordo, nesses termos, a liga garantiu que todos os clubes tenham seus jogos transmitidos pelo menos para seus respectivos Estados.
“Além do estado econômico desafiador, nossas rádios parceiras estão ansiosas por ser parte do futebol e falar de nossos clubes, jogadores, torcedores, e todos os outros elementos do esporte que eles se comprometeram por cinco anos”, disse Gillon McLachlan, chefe de operações da AFL.