A Ligue 1 da França contratou a agência Havas SE para tentar vender os naming rights do Campeonato Francês. Em 2015, o trabalho esteve a cargo da gigante Dentsu Aegis. O objetivo é atrair uma parceira comercial para o torneio, já que a Ligue 2, equivalente à segunda divisão francesa, já negociou o title sponsor do torneio com a cadeia de pizzarias Domino’s.
“Estamos muito contentes e orgulhosos por sermos chamados por nosso conhecimento e experiência para ajudar a LFP [Liga de Futebol Profissional] a ser o meio de comunicação mais potente da França”, afirmou Stéphane Guerry, presidente da Havas SE, sobre um torneio que hoje conta com 180 milhões de telespectadores por temporada. A competição conta com mais de oito milhões de torcedores nos estádios por ano.
A empresa considera que o torneio tem um alto potencial de crescimento depois que o novo contrato de TV assegurou a visibilidade em 216 países ou territórios e uma audiência potencial de 480 milhões de pessoas.
Além disso, é uma das poucas ligas que quer explorar esse ativo. A Premier League viu o fim do contrato com a Barclays na última temporada e decidiu não colocar ninguém em seu lugar. Bundesliga também não negocia o title sponsor do Campeonato Alemão.
As exceções são a liga espanhola, que viu o fim do contrato com o BBVA e colocou outro banco, o Santander, em seu lugar pelos próximos três campeonatos. Já a Série A italiana negociou esse direito para a TIM.
Na França, entre 2008 e 2012, os naming rights estiveram com a Orange, mas o grupo de telecomunicações decidiu não renovar o compromisso e se concentrar no patrocínio à Confederação Africana de Futebol.
Em setembro, o diário L ‘Equipe assegurou que a operadora SFR havia mostrado interesse em adquirir a propriedade por € 15 milhões por temporada. As negociações, porém, não foram adiante.