A liga profissional de basquete dos Estados Unidos (NBA) deu mais um passo para admitir a aparição de logotipos de patrocinadores nas camisas das equipes. Pela primeira vez na história, a D-League, competição de desenvolvimento de atletas, fechou um contrato que inclui exposição de marca nos uniformes dos times.
Em todos os jogos dos playoffs da liga, as costas das camisas de todas as franquias terão a marca do banco BBVA. O espaço faz parte do pacote comprado pelo banco na negociação de renovação de um patrocínio à D-League.
A D-League começou a ser disputada em 2001, quando contava com oito times, e atualmente tem 16 equipes participantes. Ao menos 23% dos atletas que estavam na NBA no último ano passaram antes pela competição de desenvolvimento.
Além do patrocínio às camisas nos playoffs, o contrato com o BBVA inclui uma série de ações institucionais do banco durante a temporada D-League. Detalhes financeiros do acordo são protegidos por cláusula de confidencialidade.
“Nós estamos empolgados com a extensão da nossa relação com a NBA D-League, que resume valores como trabalho em equipe, dedicação e jogo limpo, que nós também defendemos”, disse Sheiludis Moyett, diretor de marca e publicidade do BBVA.
O banco também é, desde setembro de 2010, um dos patrocinadores oficiais da NBA. O contrato, com duração de quatro temporadas, envolverá um total de US$ 100 milhões.
A negociação com a D-League ampliará a associação do BBVA ao basquete espanhol, mas também significará uma nova etapa em um processo de abertura para patrocínios nos uniformes.
A adição de patrocínios aos uniformes é tema recorrente na NBA, mas ganhou novo debate ao ser incluída na pauta de assembleia geral entre os proprietários de equipes da liga. O encontro foi marcado para abril deste ano, e o contrato do BBVA com a D-League é um indício de que a competição pode adotar uma abertura paulatina.