A Liga Nacional de Rúgbi (LNR) da França decidiu romper o contrato de transmissão que havia sido assinado com o Canal Plus, canal de TV por assinatura francês. Com a decisão, a LNR pretende lançar uma nova concorrência pela comercialização dos direitos de transmissão da primeira e segunda divisões do rúgbi local.
A decisão foi tomada para que a LNR consiga aumentar os valores pagos pela transmissão de seus campeonatos. O contrato com o Canal Plus, que tinha validade de cinco anos e se encerraria na temporada 2015-2016, estava avaliado em US$ 43 milhões (cerca de R$ 100 milhões).
O fim das transmissões do Canal Plus, porém, será apenas ao término da temporada 2013-2014 do rúgbi francês. A nova concorrência pelos direitos de transmissão será pelo prazo de quatro anos, encerrando-se ao término do campeonato de 2017-2018.
A LNR usou uma cláusula no contrato que permitia a ela, até 31 de dezembro deste ano, antecipar o término do contrato de transmissão com o Canal Plus. A expectativa é de que a liga consiga cerca de 30% a mais com o novo acordo.