Com cerimônia de abertura marcada para a próxima sexta-feira (26), a 18ª edição dos Jogos Pan-Americanos teve início nesta quarta-feira (24), com disputas no vôlei de praia e no handebol. Com a presença de 41 países, que competirão em 39 modalidades diferentes, a competição vai até o dia 11 de agosto e quer servir como uma espécie de alavanca para o turismo na cidade-sede, Lima, e até no país-sede, o Peru.
De acordo com dados fornecidos pelo governo peruano, estima-se a chegada de 100 mil turistas ao país durante a competição, podendo gerar transações financeiras de até US$ 250 milhões, focadas especialmente nos setores de serviços e hospedagem.
Para se ter uma ideia, o número de reservas durante as datas do evento teve um aumento de 15% em comparação com o mesmo período do ano passado. Quem lidera o ranking são os turistas vindos dos Estados Unidos, tradicionalmente o maior vencedor de medalhas nos Jogos Pan-Americanos.
Foto: Reprodução / Twitter (@ParalympicsAPC)
Na América Latina, o país que mais levará turistas a Lima para o evento é o Chile, que aumentou em 31% o número de reservas em relação ao mesmo período de 2018. Entre janeiro e junho, essas reservas haviam aumentado “apenas” 18%. Em relação aos turistas brasileiros, houve um aumento de reservas de 76% no final de julho e início de agosto, em comparação com o mesmo período do ano passado.
“Isso mostra como os órgãos de turismo precisam contar com dados para decidir sobre onde investir em marketing para promover seu país. O fato de ter uma boa resposta a essa promoção em certos mercados não significa que você terá sucesso ao implementá-la em todos eles. Esse tipo de cenário só se revela com estatísticas e big data. Também é importante continuar promovendo o país após o evento, aproveitando toda a visibilidade que o Peru ganhará com os Jogos”, disse Paulo Rezende, diretor comercial da Amadeus, empresa especialista em fornecer soluções avançadas para a indústria de viagens na América do Sul.
Foto: Reprodução / Twitter (@Lima2019Juegos)
A ideia de usar um evento esportivo para alavancar o crescimento do turismo pôde ser vista recentemente no Brasil, quando o Rio de Janeiro sediou o festival de corridas que compõem a Maratona do Rio. A Máquina do Esporte destacou como a organização da prova tentou aliar esporte e turismo, em uma situação até certo ponto rara no país, mesmo tendo sido sede da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016.
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Há pouco mais de um mês, a Maratona do Rio mostrou que o casamento entre turismo e esporte pode ser uma ótima ferramenta não apenas para a promoção do destino de viagem mas até para fazer com que o evento consiga atrair sempre mais fãs do esporte.