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Liverpool registra prejuízo de R$ 52,9 mi em 2010

Novos donos já pagaram 200 milhões de libras em dívidas desde compra O balanço financeiro mais recente do Liverpool, referente ao ano fiscal que se…

Novos donos já pagaram 200 milhões de libras em dívidas desde compra

Novos donos já pagaram 200 milhões de libras em dívidas desde compra

O balanço financeiro mais recente do Liverpool, referente ao ano fiscal que se encerrou em julho de 2010, não é nada animador. Os últimos rastros da gestão dos americanos Tom Hicks e George Gillett apontam prejuízo de R$ 52,9 milhões, ou 20 milhões de libras.

O faturamento cresceu para 184 milhões de libras, mas as dívidas do clube inglês também cresceram para 123 miilhões de libras. Apenas em pagamentos de juros, devido a empréstimos bancários, foram pagos cerca de 17 milhões de libras em 12 meses.

A esperança para amenizar a situação financeira do Liverpool é o novo dono, John Henry, da Fenway Sports Group, que comprou o clube em outubro de 2010 por 300 milhões de euros. Desde que assumiu o time, o grupo já pagou 200 milhões de libras em dívidas.

O balanço, por exemplo, ainda não contabiliza o pagamento dessas pendências, bem como não inclui as receitas oriundas do novo patrocínio de camisa, acertado em setembro de 2009 com a Standard Chatered por quatro anos, na ordem de 80 milhões de libras.

“Por mais que saibamos das difíceis circunst”ncias que envolvem essas contas e do período que o clube vive, todos no mundo sabem quanto já foi conquistado nesse ano”, disse Ian Ayre, nomeado diretor-geral pela nova gestão, ao site oficial do Liverpool. 

Em negociação de atletas, o Liverpool teve leve prejuízo na última janela de transferências. O time vendeu Fernando Torres por 50 milhões de libras ao Chelsea, recorde brit”nico, mas pagou 22,7 milhões e 35 milhões de libras por Luis Suarez e Andy Carrol, respectivamente.

Camisa gigante

Em paralelo à divulgação do balanço financeiro, o Liverpool também anunciou parceria com a Sports Indetity, especializada na maximização de marcas em estádios. A empresa irá produzir réplica gigante da camisa do clube inglês.

Com 270 metros quadrados, o super uniforme irá acompanhar os atletas da equipe na pré-temporada realizada na Ásia. A iniciativa visa contribuir na internacionalização da marca Liverpool e ampliar a exposição de marcas patrocinadoras.

“Essas camisas têm sido um grande sucesso, pois permitem aos patrocinadores ampliar a visibilidade da marca na TV e entre o público presente no dia do jogo”, disse Lee Callanan, gerente-geral da Sports Identity, ao site “Football Marketing”.